Educação remota em saúde para indivíduos idosos e outras populações vulneráveis à COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2022.59549Palavras-chave:
COVID-19, Educação em saúde, Idoso, Exercício físico.Resumo
Trata-se de um relato de experiência, proporcionado por um projeto de extensão, que objetivou promover saúde, prevenir doenças e agravos e reduzir riscos decorrentes da pandemia de coronavírus e da inatividade física, secundária ao isolamento social, em indivíduos vulneráveis, especialmente os idosos. De agosto de 2020 a janeiro de 2021, nove graduandos em Fisioterapia, sob tutoria de seis docentes, participaram de seis ciclos, criando 22 produtos educativos (06 cartilhas, 05 posts, 06 vídeos e 05 podcasts) sobre os seguintes temas: prevenção de quedas, proteção articular, fragilidade, imunidade, demência e tabagismo. Em todas essas temáticas, o papel dos exercícios físicos e orientações sobre distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos foram enfatizados. A divulgação dos produtos educativos foi realizada via e-mail, mídias sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook e YouTube) e canais oficiais da Universidade. Até 05/04/2021, os produtos educativos alcançaram 739 idosos, em Instituições de Longa Permanência, e 6.591 pessoas, via redes sociais. Este projeto alcançou um grande número de pessoas, propiciando educação em saúde em tempos de isolamento social. Sua abrangência superou as expectativas de faixa etária do público-alvo, contudo, acredita-se que a acessibilidade de idosos à tecnologia tenha sido o principal desafio para a consolidação da educação remota nessa população. O projeto possibilitou, aos estudantes, atuação em saúde, durante o período de distanciamento social, e aquisição de saberes essenciais para a formação.Downloads
Publicado
2023-05-23
Como Citar
GONZE, Bárbara de Barros; VOLPE, Márcia Souza; CAPELLINI, Verena Kise. Educação remota em saúde para indivíduos idosos e outras populações vulneráveis à COVID-19. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 33, p. 42–55, 2023. DOI: 10.12957/interag.2022.59549. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/59549. Acesso em: 22 mar. 2025.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
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