Uso do celular como ferramenta para iniciação à lógica de programação no ambiente escolar: respostas de alunos de Ensino Médio ao App Inventor

Autores

  • Pryscilla Maria Pires dos Santos UERJ - Faculdade de Tecnologia
  • Ana Laura Melo de Oliveira Lico Faculdade de Tecnologia(UERJ)/estudante de graduação
  • Lucas Fernandes Moura Faculdade de Tecnologia (UERJ)/estudante de graduação

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2021.58219

Palavras-chave:

Educação. Aprendizagem Ativa. Tecnologias. Aplicativos para celulares.

Resumo

O presente artigo descreve uma metodologia e os resultados quanto ao uso da plataforma de desenvolvimento de aplicativos para celulares AndroidApp Inventor, na iniciação à lógica de programação por alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Antonina Ramos Freire na cidade de Resende – RJ. A metodologia teve como fator preponderante a participação dos alunos de graduação (Ana Laura e Lucas Moura) dos cursos de engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Campus de Resende, atuando como co-orientadores (ou monitores) das oficinas oferecidas. O ambiente do App Inventor foi utilizado como ferramenta de apoio ao ensino de programação através de uma abordagem com ênfase prática. Os resultados obtidos apontam o interesse dos alunos do Ensino Médio pela programação de aplicativos e principalmente pelo uso do celular apoiando a aprendizagem dentro da escola. Eles nos mostram também o potencial do App Inventor como ferramenta lúdica e multidisciplinar. Neste contexto, verificamos que a aprendizagem se consolidou durante o processo de criação dos próprios aplicativos, em que desafios foram apresentados aos adolescentes do colégio na forma de jogos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pryscilla Maria Pires dos Santos, UERJ - Faculdade de Tecnologia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática, Mestrado e Doutorado em Física, na área de Astronomia Dinâmica, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP. Atualmente é Profa Adjunta no Departamento de Matemática, Física e Computação (DMFC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FAT/UERJ. Área de Metodologia e Técnicas de Computação. Chefe do DMFC.

 

Ana Laura Melo de Oliveira Lico, Faculdade de Tecnologia(UERJ)/estudante de graduação

Estudante de graduação do Curso de Engenharia Química, Faculdade de Tecnologia, UERJ, Resende-RJ.

Lucas Fernandes Moura, Faculdade de Tecnologia (UERJ)/estudante de graduação

Estudante de graduação do Curso de Engenharia Mecânica, Faculdade de Tecnologia, UERJ, Resende-RJ.

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

PIRES DOS SANTOS, Pryscilla Maria; LICO, Ana Laura Melo de Oliveira; MOURA, Lucas Fernandes. Uso do celular como ferramenta para iniciação à lógica de programação no ambiente escolar: respostas de alunos de Ensino Médio ao App Inventor. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 32, p. 22–35, 2022. DOI: 10.12957/interag.2021.58219. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/58219. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS