Relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para a formação docente contemporânea.
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2021.56954Palavras-chave:
metodologias ativas. formação docente. ensino de ciências. câncer.Resumo
A extensão universitária tem ampliado seu campo de atuação junto ao Ensino e à Pesquisa nas instituições públicas e privadas. Com a finalidade de avaliar os pressupostos e metodologias na tríade ensino-pesquisa-extensão, esse relato de experiência teve como objetivo refletir e analisar nossa didática como extensionistas na relação professor-aluno, frente a um projeto de extensão voltado ao ensino do câncer para alunos da rede pública de ensino. Este projeto foi executado através do programa educacional Casa da Ciência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, o Pequeno Cientista, em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. A construção da prática pedagógica e a aproximação do aluno-professor foram as principais abordagens relatadas. Ressaltamos a importância da extensão universitária como alicerce fundamental na formação docente para o ensino de Ciências em perspectiva aos processos de formação e atuação do professorado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.