A utilização de vídeos educativos para prevenção de Covid-19 em comunidades de axé.
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2022.56398Palavras-chave:
Diversidade Cultural, Mídias Sociais, infecções por coronavírus, Promoção a saúdeResumo
O projeto Abebê: Cuidando e Promovendo a Saúde das Mulheres de Axé durante a pandemia do Covid-19 teve de reduzir suas atividades nas comunidades de axé, assim foi necessário utilizar estratégias para levar informações de prevenção sobre a nova doença. O objetivo deste estudo é relatar a experiência com o uso de vídeos educativos publicados em mídias sociais digitais como estratégia de ofertar informação sobre a COVID-19 para as comunidades de axé. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Foram desenvolvidos nove vídeos educativos sendo cada um representado por uma orixá feminina, trazendo informações atuais sobre o auto cuidado e diversas formas de prevenção a nova doença. Todos os vídeos possuem uma linguagem simples para ampliar o alcance a todas as faixas etárias, classes sociais e regionalidade das populações de axé do Brasil. Os roteiros tinham como base explicar: o que é o COVID-19 e quando surgiu; como a doença se espalhou pelo mundo até chegar no Brasil; instruções de como montar e usar máscaras faciais caseiras; higienização das mãos, objetos e superfícies; quais os sintomas, cuidados e o que fazer em caso de contaminação; quais são os grupos de risco e as principais medidas preventivas a serem tomadas. Essa estratégia foi exitosa pois conseguimos ampliar o acesso as novas informações sobre a pandemia a outros estados e novas comunidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.