Implantação de um canteiro medicinal didático em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2019.53551Palavras-chave:
Plantas medicinais, Atenção Primária a Saúde, Sistema Único de SaúdeResumo
O uso das plantas para tratamento de enfermidades é uma prática comum no Brasil. No entanto, observa-se uma carência de profissionais capacitados para orientar o uso racional e seguro de espécies medicinais à população. Considerando a importância de ampliar o conhecimento sobre as plantas medicinais nos profissionais de saúde e comunidade adstrita, o estudo tem como objetivo relatar a experiência da implantação de um canteiro medicinal didático em uma unidade básica de saúde do Distrito Federal. Inicialmente, foi criado um grupo composto por uma residente em medicina de família e comunidade, uma terapeuta ocupacional e uma assistente social pertencentes ao núcleo de apoio à saúde da família. A implantação do canteiro foi realizada em quatro encontros os participantes do projeto, onde foi trabalhado o uso seguro e racional das plantas medicinais, além do cultivo, manejo e plantio das espécies estudadas no canteiro medicinal didático. A criação do canteiro medicinal proporcionou um ambiental ideal para a discussão de temas relacionados ao autocuidado, além disso, promoveu a capacitação dos profissionais neste assunto e evidenciou a carência por programas e modelos que versem sobre o tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.