PAIETS: sobre trajetórias e sonhos de um programa de extensão
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2019.53550Palavras-chave:
Extensão, Educação Popular, Trajetória.Resumo
O Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), é um Programa extensionista de inclusão social que atualmente atua em três instâncias: 1. Auxílio ao Ingresso no Ensino Superior e Técnico; 2. Permanência das Camadas populares e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) na Universidade; 3. No acesso à Pós-Graduação, através do projeto denominado PAIETS Pós-graduação. O PAIETS vem sendo desenvolvido desde 2007, como programa de extensão. Além disso, é um Programa que envolve vários setores da sociedade civil como movimentos Sociais, Organizações e Coletivos Populares. Da mesma forma, o PAIETS representa um movimento que articula parcerias em instâncias institucionais por meio das escolas da rede pública das regiões que constituem os espaços de atuação do Programa. Neste sentido, insere-se no esforço nacional de enfrentamento à exclusão das classes populares ao ensino superior e técnico potencializando seu ingresso nestas instituições. Assim, nas instâncias evidenciadas, almeja-se a democratização dos espaços formativos institucionalizados por meio de uma postura crítica e emancipadora. Por meio da Educação Popular, o PAIETS auxilia na responsabilidade social assumida com a comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.