Sala Verde UNIFESO: tecendo a educação socioambiental através de projetos de extensão
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2019.53549Palavras-chave:
educação socioambiental, projeto de extensão, sustentabilidade, ecoeficiência.Resumo
O presente relato de experiência aborda as ações realizadas pelos projetos de extensão da Sala Verde denominados “Sala Verde Unifeso: princípios e práticas sustentáveis” (2016-2017) e “Sala Verde: Educação Socioambiental no Unifeso” (2018-2019) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), localizado no município de Teresópolis-RJ. Tais projetos foram financiados pela instituição com recursos próprios através do Plano de Incentivo à Extensão (PIEx), seguindo o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e a relevância institucional e social dos projetos e programas. O primeiro projeto identificou os principais problemas socioambientais existentes nos três campi da instituição (Sede, Pro Arte e Quinta do Paraíso) em que são lecionadas as disciplinas dos cursos de graduação. Em seguida, foi elaborado um material informativo sobre a problemática socioambiental, com destaque para o cartaz com “7 dicas socioambientais para o dia a dia”. Posteriormente, o material foi apresentado e discutido com os funcionários da instituição. A partir dos resultados obtidos nos questionários aplicados no final dos encontros, o projeto seguinte, visou intensificar a produção, o debate e a divulgação de informações socioambientais. Com o intuito de estimular mudanças de hábitos, valores e atitudes em prol da ecoeficiência e da sustentabilidade, via educação socioambiental, dentro (e fora) da instituição. Para atingirmos tais objetivos, o trabalho foi dividido em duas grandes frentes: i) reuniões específicas com os diversos setores da instituição; e ii) produção de material informativo, em meio digital, para divulgação nas mídias sociais e no endereço eletrônico oficial da instituição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.