Proposta de cartilhas didáticas para promover a divulgação científica e tecnológica do ensino fundamental

Autores

  • Cintia Soares Guerin Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-3648-6052
  • Kelly Borne Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Álef Kevin de Oliveira Pontes Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Anderson José Bergmann Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Patrick Garcia Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Nandra Martins Soares Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas
  • Jiam Pires Frigo Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Oswaldo Hideo Ando Junior Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2019.53540

Palavras-chave:

Material didático, Interdisciplinaridade, Tecnologia, Divulgação científica.

Resumo

As demandas do mundo contemporâneo, já há algumas décadas, apontam a necessidade de democratização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, no sentido de oportunizar à população uma melhor compreensão do mundo, para nele atuar de modo consciente e responsável. Nesse sentido, o trabalho em questão é um recorte do “Programa SAVE: Sol, Água, Vida e Energia” e apresenta uma das ferramentas que foi desenvolvida com o objetivo de integrar a produção de materiais e experimentos didáticos (de baixo custo), de modo a valorizar a participação dos alunos e instigar uma postura investigativa. Espera-se com o desenvolvimento desse material, contribuir com o processo de ensino/aprendizagem de estudantes do ensino fundamental I, bem como, conscientizar e orientar sobre a importância da preservação e redução de danos ao meio ambiente. Além de, culminar práticas interdisciplinares entre comunidade acadêmica, professores e alunos da educação básica de ensino, moldando de forma lúdica a arte de ensinar práticas da engenharia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Soares Guerin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago/RS turma 2012/2015. Atualmente, é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPgen) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE- Campus Foz do Iguaçu, atuando na linha de pesquisa de Ensino em Ciências e Matemática. Além disso, cursa pós graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. Atuou como bolsista pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu - FPTI juntamente com o Estação Ciência atuando no desenvolvimento de cartilhas didáticas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de docentes e discentes da rede pública de ensino.

Kelly Borne, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Ensino Médio (2o grau) pelo Colégio Estadual Augusto Meyer, Brasil(2014) Bolsista da Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil , Brasil

Álef Kevin de Oliveira Pontes, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduação em andamento em Engenharia Civil de Infraestrutura pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Possui curso técnico em Meio Ambiente pela Escola Técnica São Carlos, ETSC. Atualmente é bolsista voluntário de extensão no Programa SAVE e no Projeto Green Park.

Anderson José Bergmann, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduando do 8º semestre do curso de graduação em Engenharia Civil na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, na cidade de Foz do Iguaçu - PR, Brasil.

Patrick Garcia, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduando de Enganheria Civil - unila

Nandra Martins Soares, Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2015). Especialista em Neuropsicologia e Educação pela Faculdade Itecne de Cascavel (2014). Graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2010). Possui experiência em Avaliação Psicológica, Neuropsicológica, e Psicologia Escolar. Atualmente é Professora do curso de psicologia no Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas - UDC Vila A.

Jiam Pires Frigo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Santiago/RS (2009), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Atualmente é professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino em engenharia, água, Reuso de água, resíduos sólidos, Recursos Hídricos, irrigação e gráficos de controle. Atualmente Diretor do Instituto Latino Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território - ILATIT / UNILA.

Oswaldo Hideo Ando Junior, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Possui Graduação em Engenharia Elétrica (2006) com Especialização em Gestão Empresarial (2007) pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA com Mestrado em Engenharia Elétrica (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014) . Fundador do Centro de Desenvolvimento e Difusão Tecnológico em Energias Renováveis. (CDTER-PR). Foi Diretor do Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT/UNILA) e Membro do Conselho Estadual dos Parques Tecnológicos - CEPARTEC. Atualmente é Coordenador e Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES/UNILA) e Professor dos Cursos de Engenharia de Energias e Engenharia Física da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Tem experiência na área de Engenharias atuando principalmente nos seguintes temas: Conversão de Energia, Qualidade da Energia Elétrica, Sistemas Elétricos de Potência, Captação de Energias Residuais e Eficiência Energética. Editor Associado Revista IEEE América Latina. Membro do Comitê Avaliador de diversos periódicos: Renewable Energy Focus (Elsevier), Revista de Ensino de Engenharia (ABENGE), Electric Power Systems Research (Elsevier), Renewable & Sustainable Energy Reviews (Elsevier), ACTA IGUAZU (UNIOESTE), Solar Energy (Elsevier) e Revista IEEE América Latina. Membro do Conselho Técnico Científico do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI), Consultor ad hoc da FAPESC, Comitê de Assessores de Áreas (CAA) da Fundação Araucária/Pr, Consultor ad hoc da CNPq, Consultor ad hoc do Programa de P&D+I da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Membro do Comitê Técnico Científico da Fundação Parque Tecnológico de ITAIPU (FPTI).

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

SOARES GUERIN, Cintia; BORNE, Kelly; KEVIN DE OLIVEIRA PONTES, Álef; JOSÉ BERGMANN, Anderson; GARCIA, Patrick; MARTINS SOARES, Nandra; PIRES FRIGO, Jiam; HIDEO ANDO JUNIOR, Oswaldo. Proposta de cartilhas didáticas para promover a divulgação científica e tecnológica do ensino fundamental. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, v. 1, n. 28, p. 14–28, 2020. DOI: 10.12957/interag.2019.53540. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/53540. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA