Da escola à natureza: uma experiência de Educação Ambiental em área protegida na cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2011.5327Palavras-chave:
Educação Ambiental, Área Protegida, EscolaResumo
http://dx.doi.org/10.12957/interag.2011.5327
As áreas protegidas localizadas na cidade do Rio de Janeiro apresentam, em seu entorno próximo, escolas do ensino fundamental e médio que se encontram desconectadas da realidade ambiental local. O objetivo do presente trabalho é relatar as experiências em Educação Ambiental do projeto extensionista intitulado “A Escola e o Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB)”, em desenvolvimento nas escolas municipais e particulares, próximas aos remanescentes de Mata Atântica protegidos pelo referido Parque. O projeto (em desenvolvimento há mais de dez anos) visa capacitar professores e alunos no conhecimento da realidade geoambiental da área, formando uma rede de atores sociais que tem como objetivo primordial, a curto e médio prazos, contribuir no manejo e conservação da maior área protegida da cidade do Rio de Janeiro. Apesar das dificuldades encontradas na capacitação de professores e alunos das escolas contempladas, a metodologia utilizada, calcada nas práticas cognitivas e de experienciação propostas no manual do professor, mostrou-se eficaz no processo de inserção comunitária no processo de conservação dos recursos naturais, interagindo as ações da sociedade local com a administração da área protegida – PEPB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.