Prevenção e controle da Hanseníase no Município de Esperantina, Piauí: ações procedentes da extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2011.5325Palavras-chave:
Hanseníase, Enfermagem, Educação em Saúde, Consulta de EnfermagemResumo
http://dx.doi.org/10.12957/interag.2011.5325
Este trabalho teve como objetivo descrever a vivência das atividades de um projeto de extensão, para a prevenção e controle da hanseníase, no município de Esperantina, Piauí. Teve como cenários: uma praça pública, através da carreta da saúde, uma comunidade quilombola localizada na zona rural, na Secretaria Municipal de Saúde e duas escolas da rede pública. Ocorreu no período de 5 a 9 de julho de 2010. Optou--se pela abordagem quantitativa. Foram usados dois instrumentos no atendimento da clientela na carreta. A problematização foi aplicada para a educação em saúde, com perspectiva de prevenção, identificação e acompanhamento das pessoas acometidas. Foram realizadas 319 consultas de enfermagem, com suspeição diagnóstica de 41 casos, sendo 33(80,48%) multibacilares e 8(19,51%) paucibacilar, a maioria com formas contagiantes; feita a avaliação dermatoneurológica dos contatos, com administração de 24 doses de BCG; capacitação para médicos e enfermeiros, que totalizou 18 profissionais e para 85 agentes comunitários; atividade educativa com 338 alunos do ensino médio. Diante do vivenciado, percebeu-se o despreparo da equipe de saúde local, nas ações para o controle da hanseníase. Ressalta-se a contribuição desse trabalho, destacando a troca de experiência com a comunidade, na identificação de novos casos e no impacto positivo para a formação profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.