Práticas extensionistas auxiliando no descarte correto de medicamentos
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2020.52361Palavras-chave:
Farmácia Solidária. Descarte de medicamentos. Meio ambiente. Relações comunidade-instituição.Resumo
As sobras de medicamentos domiciliares geram acúmulo de resíduos que permanecem estocados por um longo período, e quando ultrapassam sua validade, são descartados na maioria das vezes no lixo doméstico. A prática incorreta de descarte de resíduos de saúde coloca em risco todo o meio ambiente, contaminando o solo, a água, os animais, alimentos, e, por consequência, a saúde humana. A Farmácia Solidária é um projeto de extensão que surgiu em agosto de 2006, com o intuito de promover o descarte correto de medicamentos e o uso racional dos mesmos, a mesma promove o acesso gratuito aos insumos doados pela comunidade. No período de 2009-2019, o projeto segregou 11.542,18 kg de medicamentos, promovendo o destino correto para os resíduos, podendo perceber que a Farmácia Solidária atinge positivamente a população e obtém números progressivos na conscientização e realização da prática do descarte correto.Downloads
Publicado
2020-12-21
Como Citar
FERREIRA, Flavia Cristina; MARTINS BEHENCK, Ana Carolina; ALEXANDRE COSTA, Danielle; FEUSER, Zoe Paulina; SCHUTZ BORGES, Marília. Práticas extensionistas auxiliando no descarte correto de medicamentos. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 29, p. 120–131, 2020. DOI: 10.12957/interag.2020.52361. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/52361. Acesso em: 9 set. 2024.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.