Relato de experiência: projeto Planeta Azul numa escola municipal de Lavras – MG
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2020.51362Palavras-chave:
Educação ambiental, Escola, Experiências práticasResumo
As questões socioambientais estão cada vez mais em pauta nos ambientes escolares. Portanto, este trabalho busca relatar uma experiência em educação ambiental, ao ar livre, com crianças, realizada no Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito (PEQRB), envolvendo o Projeto Planeta Azul e uma escola municipal no município de Lavras – Minas Gerais. Ressalta-se a abrangência do termo Educação Ambiental (EA) e a importância de se trabalhar esse tema com atividades pedagógicas interdisciplinares e ações concretas. As atividades aconteceram em dois momentos distintos: sendo o primeiro dia, na escola, e o segundo, no Parque Ecológico quedas do Rio Bonito. O objetivo desse relato é descrever a experiência vivenciada nos dias de atividade que abordaram Educação Ambiental ao ar livre, por intermédio do projeto Planeta Azul. Participaram das atividades 120 estudantes de ambos os sexos com a idade entre oito e nove anos, alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Tive a oportunidade de participar do projeto como extensionista, no dia de visita ao parque, proporcionando aos alunos jogos, brincadeiras e desafios em meio à natureza, contribuindo para a experimentação prática e formação cidadã das crianças. Além disso, a experiência permitiu conhecer como a Educação Ambiental está sendo trabalhada dentro e fora da instituição escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-21
Como Citar
TAVARES, Antônio Gilmar Carvalho; SOARES DA SILVA, Sabrina. Relato de experiência: projeto Planeta Azul numa escola municipal de Lavras – MG. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 29, p. 111–119, 2020. DOI: 10.12957/interag.2020.51362. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/51362. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.