PROJETO DE EXTENSÃO DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSTRUÇÃO DO DIREITO À CIDADE

Authors

  • Amanda Castro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo da Costa Bernardo
  • Maike Silveira Custódio
  • Mário Ricardo Guadagnin
  • Thainá Cabral Eugênio
  • Yasmine de Moura da Cunha
  • Vinicius Silva de Valentim
  • Débora Ferrazzo

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2020.51333

Keywords:

Cidadania. Sustentabilidade. Gestão territorial.

Abstract

A gestão ambiental no espaço urbano ocorre na interface ambiente natural/ambiente construído, e apropriação do espaço, na transformação da paisagem, na identidade com o lugar, no exercício de poder, no território e suas novas territorialidades. O projeto “Diálogos Urbanos no Território Paulo Freire – políticas públicas e construção do direito à cidade” discute o espaço urbano e seus processos de gestão, tendo o fator ambiental como elo de religação das pessoas com o espaço habitado, ou concebido,  percebido e vivido para o resgate das relações dialógicas homem/ambiente na reflexão das ações e reações das territorialidades construídas no Bairro Cidade Mineira, na periferia de Criciúma, SC, Brasil. Na busca de caminhos para resolver e amenizar as situações vivenciadas de vulnerabilidades sociais do bairro, o projeto utiliza metodologias participativas. Isto envolve atividades de integração e troca de saberes entre Universidade e Sociedade; a mobilização dos participantes em torno de processos de construção de mecanismos e estratégias  participativas que permitam o desenvolvimento da identidade territorial; o diagnóstico e mapeamento dos problemas ambientais e sociais percebidos  e vividos pela comunidade; a contribuição na busca de soluções e a consolidação das políticas públicas ambientais urbanas. As atividades são realizadas com encontros quinzenais, por meio de oficinas e rodas de conversas voltadas para diálogos e debates com problematização e  levantamento de questões socioambientais percebidas pelos moradores do bairro em metodologias participativas e dinâmicas de grupo, tais como: linha do tempo, diagnóstico rápido participativo, muro das lamentações, árvore dos sonhos, atividades e exposições com resgate histórico do processo de construção e reprodução do espaço urbano. A comunidade por meio da participação e integração ao longo dos encontros, atinge um novo nível de empoderamento, territorialidade e exercício de poder sobre o espaço urbano que possibilita a autonomia comunitária e socioambiental.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Amanda Castro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração: Processos psicossociais, saúde e desenvolvimento psicológico, Linha de pesquisa: Cognição e representações sociais. Psicóloga formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é bolsista de pós graduação da CAPES. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.

Published

2020-12-21

How to Cite

CASTRO, Amanda; DA COSTA BERNARDO, Leonardo; SILVEIRA CUSTÓDIO, Maike; RICARDO GUADAGNIN, Mário; CABRAL EUGÊNIO, Thainá; DE MOURA DA CUNHA, Yasmine; SILVA DE VALENTIM, Vinicius; FERRAZZO, Débora. PROJETO DE EXTENSÃO DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSTRUÇÃO DO DIREITO À CIDADE. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 29, p. 89–110, 2020. DOI: 10.12957/interag.2020.51333. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/51333. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA