O teatro e a educação em saúde na escola: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2020.50780Palavras-chave:
Saúde Escolar, Promoção da Saúde, Educação Popular, Atenção Primária à Saúde.Resumo
Relato de experiência de atividades extensionistas. Objetivou: caracterizar o grupo atendido pelo projeto conforme o perfil de sexo, idade e classe econômica; descrever as experiências da equipe executora do projeto referentes à educação em saúde na modalidade lúdico-teatral realizadas em escola de Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro; discutir os significados das vivências da equipe quanto às ações realizadas junto ao público-alvo relativas à promoção da saúde. Público-alvo: crianças de 6 a 12 anos. A abordagem qualitativa do tipo etnográfica apoiada em Geertz possibilitou a identificação de significados das experiências da equipe. Os significados das temáticas das ações de educação em saúde são culturalmente apreendidos desde a infância, sendo constantemente reelaborados e reproduzidos no decorrer da vida, porém mantendo certo padrão. A centralidade das ações estava representada por significados relacionados predominantemente ao modelo biomédico, mas no decorrer das ações distintas percepções emergiram. Ressalta-se o potencial de reflexão/crítica dos escolares sobre a realidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.