O teatro e a educação em saúde na escola: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2020.50780

Palavras-chave:

Saúde Escolar, Promoção da Saúde, Educação Popular, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Relato de experiência de atividades extensionistas. Objetivou: caracterizar o grupo atendido pelo projeto conforme o perfil de sexo, idade e classe econômica; descrever as experiências da equipe executora do projeto referentes à educação em saúde na modalidade lúdico-teatral realizadas em escola de Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro; discutir os significados das vivências da equipe quanto às ações realizadas junto ao público-alvo relativas à promoção da saúde. Público-alvo: crianças de 6 a 12 anos. A abordagem qualitativa do tipo etnográfica apoiada em Geertz possibilitou a identificação de significados das experiências da equipe. Os significados das temáticas das ações de educação em saúde são culturalmente apreendidos desde a infância, sendo constantemente reelaborados e reproduzidos no decorrer da vida, porém mantendo certo padrão. A centralidade das ações estava representada por significados relacionados predominantemente ao modelo biomédico, mas no decorrer das ações distintas percepções emergiram. Ressalta-se o potencial de reflexão/crítica dos escolares sobre a realidade.

Biografia do Autor

Lucas Lima de Carvalho, Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Acadêmico de Enfermagem - Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - RJ

Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ

Professor Adjunto do Departamento de Medicina em Atenção Primária à Saúde - Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ

Antonio Eduardo Vieira dos Santos, Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ - RJ Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – RJ

Tecnologista Sênior do Departamento de Ensino - Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ - RJ.
Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil - Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – RJ

Lucas Rodrigues Claro, Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Acadêmico de Enfermagem - Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - RJ

Bruna Liane Passos Lucas, Centro Educacional Celso Lisboa – RJ

Enfermeira Graduada pela Faculdade de Enfermagem - Universidade Castelo Branco - RJ

Enfermeira Pós-Graduanda do Centro Educacional Celso Lisboa – RJ

Amanda dos Santos Cabral, Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Acadêmica de Enfermagem - Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - RJ

Maria Cristina Dias da Silva, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ

Enfermeira do Departamento de Medicina em Atenção Primária à Saúde - Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ

Marcela Pereira da Silva Mello, Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Acadêmica de Enfermagem - Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - RJ

Maria Kátia Gomes, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ

Professora Adjunto do Departamento de Medicina em Atenção Primária à Saúde - Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ

Ravini dos Santos Fernandes Vieira dos Santos, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – RJ

Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil - Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – RJ

Alexandre Oliveira Telles, Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Alfenas – MG

Professor Assistente da Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Alfenas – MG

Vera Lucia Rabello de Castro Halfoun, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ

Professora Titular do Departamento de Medicina em Atenção Primária à Saúde - Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ

Regina Izabella Mendes da Costa, Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Acadêmica de Enfermagem - Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - RJ

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

DE CARVALHO, Lucas Lima et al. O teatro e a educação em saúde na escola: relato de experiência. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 29, p. 50–62, 2020. DOI: 10.12957/interag.2020.50780. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/50780. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA