Integrando extensão, educação, pesquisa e promoção de saúde: relato de experiência em dois bairros da cidade de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2020.50772Palavras-chave:
extensão, educação, pesquisa-ação, promoção/formação de/em saúdeResumo
Nos dias atuais, o conceito de saúde somou ao diagnóstico e cura de doenças, um contexto ampliado, contextualizado e mais humano. Porém, por isso mesmo, mais complexo e ainda não idealmente inserido nos currículos da formação dos profissionais de saúde. O projeto de extensão, “Fisiologia na educação de jovens conscientes para a cidadania”, visou ampliar a formação cidadã de crianças e adolescentes através de: (1) aulas sobre o funcionamento do corpo humano, noções de higiene, autocuidado e saúde ampliada; (2) aplicação de um questionário de mapeamento geral da saúde, habitação e saneamento para o público-alvo, como uma pesquisa-ação; (3) produção e divulgação virtual, dos resultados da pesquisa-ação e de materiais didáticos vinculados ao projeto. As ações aqui relatadas ocorreram em 2017 e 2018, em duas instituições parceiras, situadas nos bairros Cajuru e Tatuquara de Curitiba, PR. O público-alvo foram crianças e adolescentes entre os 9 aos 14 anos, totalizando 43 indivíduos. Foram apresentadas as principais diferenças significativas (p≤0,005), entre ambos os anos e os bairros, segundo o teste Exato de Fisher, para os dados dos questionários, as quais incluíam, p. ex., a prática da automedicação, a conceituação de doenças e a segurança policial nas escolas. Os resultados sugerem que as ações do projeto podem estar contribuindo positivamente para minimizar algumas dessas diferenças e, a atuação de graduandos no projeto em geral, que a extensão pode em muito contribuir para uma formação ampliada, cidadã, humana e socialmente comprometida dos acadêmicos do curso de saúde.Downloads
Publicado
2020-12-21
Como Citar
CALIMAN FILADELFI, Ana Maria; PERETTI DA SILVA, Allana Kiara; MAIA GUIMARÃES, Andressa Marcele; GONÇALVES GRACIANO RODRIGUES, Hellen; PAZ MASCHIO, Gabriel; PARREIRA BARBOZA, Leticia; TOBALDINI, Glaucia. Integrando extensão, educação, pesquisa e promoção de saúde: relato de experiência em dois bairros da cidade de Curitiba. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 29, p. 18–38, 2020. DOI: 10.12957/interag.2020.50772. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/50772. Acesso em: 18 set. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.