Telemonitoramento em enfermagem para clientes em situação de estomaterapia: experiência inovadora para o processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2018.39668Palavras-chave:
Enfermagem, Telemonitoramento, Processo educativo, EstomaterapiaResumo
Trata-se de relato de experiência sobre a participação em um projeto de extensão da Faculdade de Enfermagem intitulado “Telemonitoramento em Enfermagem para Clientes em Situação de Estomaterapia: feridas, estomias e incontinência”. Os objetivos deste relato são: descrever a vivência no referido projeto, no recorte temporal de abril a outubro de 2018; e discutir as contribuições das atividades extensionistas para o ensino e para a assistência de enfermagem. O projeto é desenvolvido na Policlínica Piquet Carneiro, especificamente na Clínica de Enfermagem em Estomaterapia Benedita Deusdará Rodrigues, cujo público alvo são pessoas com feridas, estomas e incontinências, anal e urinário. Utiliza-se contato telefônico para fornecer e reforçar as orientações de enfermagem aos usuários do serviço com o fito dos mesmos desenvolver o autocuidado no domicilio. Estas orientações são norteadas por protocolos e registrado em formulário, os quais foram elaborados pela bolsista e pela orientadora do projeto, bem como pela coordenadora e equipe da referida clínica. Os resultados decorrentes das atividades extensionistas têm sido profícuos para a assistência, pois contribui para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos usuários, revelando-se também como um campo diferenciado para o processo ensino-aprendizagem da bolsista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.