Relato Analítico de um Projeto de Extensão Tecnológica com Robótica Pedagógica usando Tecnologia Arduino, em Santa Catarina

Autores

  • Illyushin Zaak Saraiva Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna http://orcid.org/0000-0001-8818-8084
  • Ícaro Ilo Silva Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Ricardo Antonello Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Rafael Garlet Oliveira Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Raphael da Costa Neves Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Matheus Souza de Lacerda Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Luiz Guilherme Menezes Santos Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Thiago Tavares Abreu Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Maicon Renan Brand Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2018.37149

Palavras-chave:

Pedagogia da Interatividade Virtual, Robótica Pedagógica, Informática Educativa, Extensão Tecnológica.

Resumo

A utilização de robôs como ferramenta para aumentar o interesse de crianças e adolescentes no ambiente escolar já completa algumas décadas (SILVA, 2009), tendo sido primeiro analisada por Papert (1969; 1980), apresentando atualmente números substantivos em países da Europa, Ásia e América do Norte (BRANDEIS, 2013). Essa utilização pedagógica de equipamentos autômatos, sejam pré-fabricados ou construídos pelos próprios estudantes, chamada Robótica Pedagógica, tem tomado vulto no Brasil nos últimos 15 anos, especialmente devido a particularidades próprias da educação brasileira (BIENIEK et al., 2012). Este trabalho apresenta resultados do projeto de Robótica Pedagógica com tecnologia Arduino iniciado no 2º semestre de 2016 em um Instituto Federal que realizou dezenas de oficinas de montagem e programação de kits de Robótica em escolas públicas dos níveis fundamental e médio da região meio-oeste Catarinense, ação extensionista que promoveu intercâmbio entre o conhecimento científico-acadêmico produzido no Campus e o saber tradicional/regional trazido da comunidade. A metodologia das oficinas, que duravam entre 2 e 4 horas, consistia de 2 fases: (1) a parte teórica, quando os bolsistas apresentam aos alunos uma pequena introdução sobre robótica e sua evolução; (2) a parte prática, quando os Robôs “Segue Linha” montados pelos próprios alunos percorrem uma pequena pista construída com fita isolante sobre papel branco. O projeto finalizou no início de 2018, e atualmente está-se produzindo uma apostila didática. Julga-se que o projeto contribui para a melhoria da educação nas escolas públicas atendidas, bem como para aprofundar os conhecimentos atualmente existentes sobre Robótica Pedagógica no Brasil.

Biografia do Autor

Illyushin Zaak Saraiva, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Professor Illyushin Zaak Saraiva

Departamento de Desenvolvimento Educacional

Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna

Ícaro Ilo Silva, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Professor Ícaro Ilo da Silva

Departamento de Desenvolvimento Educacional

Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna

Ricardo Antonello, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Professor Ricardo Antonello

Departamento de Desenvolvimento Educacional

Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna

Rafael Garlet Oliveira, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Professor Rafael Garlet de Oliveira

Departamento de Desenvolvimento Educacional

Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna

Raphael da Costa Neves, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Professor Raphael da Costa Neves

Departamento de Desenvolvimento Educacional

Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna

Matheus Souza de Lacerda, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Matheus Souza de Lacerda

Aluno do Curso de Engenharia de Controle e Automação

Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna

Luiz Guilherme Menezes Santos, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Luiz Guilherme Menezes dos Santos

Aluno do Curso de Engenharia de Controle e Automação

Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna

Thiago Tavares Abreu, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Thiago Tavares de Abreu

Aluno do Curso de Engenharia de Controle e Automação

Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna

Maicon Renan Brand, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Maicon Renan Brand

Aluno do Curso de Engenharia de Controle e Automação

Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna

Downloads

Publicado

2019-04-05

Como Citar

ZAAK SARAIVA, Illyushin; SILVA, Ícaro Ilo; ANTONELLO, Ricardo; OLIVEIRA, Rafael Garlet; NEVES, Raphael da Costa; LACERDA, Matheus Souza de; SANTOS, Luiz Guilherme Menezes; ABREU, Thiago Tavares; BRAND, Maicon Renan. Relato Analítico de um Projeto de Extensão Tecnológica com Robótica Pedagógica usando Tecnologia Arduino, em Santa Catarina. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, v. 1, n. 26, p. 85–97, 2019. DOI: 10.12957/interag.2018.37149. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/37149. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA