Construção do saber: práticas para o ensino de microbiologia no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2018.31272Palavras-chave:
Ressignificação de conceitos, Importância dos microrganismos, Educação Básica.Resumo
A Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos e sua importância na vida cotidiana. Este estudo teve como objetivo desenvolver um plano metodológico (teórico e prático) para contextualizar a Microbiologia na rotina dos estudantes e instrumentalizar professores de uma escola pública de Ensino Fundamental. A atividade foi realizada por integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em turmas do 7° ano do ensino fundamental em uma escola, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. A proposta foi desenvolvida em quatro encontros de 3 horas aula cada, com atividades que envolviam conceitos gerais dos microrganismos (e.g. fungos, bactérias e vírus), tais como as vias de transmissão e profilaxia das doenças e práticas de higiene, além da importância destes nos alimentos e seus papéis ecossistêmicos. A assimilação do conteúdo foi mensurada por uma avaliação dinâmica realizada no início do projeto e por uma avaliação somativa, ao término deste. Dessa forma, percebeu-se que o desenvolvimento deste trabalho permitiu a desmistificação de preceitos, e o aprendizado científico de assuntos que permeiam a Microbiologia.Downloads
Publicado
2018-10-10
Como Citar
BIANCHI, Renata Alexandre. Construção do saber: práticas para o ensino de microbiologia no ensino de ciências. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 25, p. 55–64, 2018. DOI: 10.12957/interag.2018.31272. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/31272. Acesso em: 27 mar. 2025.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.