Construção do saber: práticas para o ensino de microbiologia no ensino de ciências

Autores

  • Renata Alexandre Bianchi Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2018.31272

Palavras-chave:

Ressignificação de conceitos, Importância dos microrganismos, Educação Básica.

Resumo

A Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos e sua importância na vida cotidiana. Este estudo teve como objetivo desenvolver um plano metodológico (teórico e prático) para contextualizar a Microbiologia na rotina dos estudantes e instrumentalizar professores de uma escola pública de Ensino Fundamental. A atividade foi realizada por integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em turmas do 7° ano do ensino fundamental em uma escola, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. A proposta foi desenvolvida em quatro encontros de 3 horas aula cada, com atividades que envolviam conceitos gerais dos microrganismos (e.g. fungos, bactérias e vírus), tais como as vias de transmissão e profilaxia das doenças e práticas de higiene, além da importância destes nos alimentos e seus papéis ecossistêmicos. A assimilação do conteúdo foi mensurada por uma avaliação dinâmica realizada no início do projeto e por uma avaliação somativa, ao término deste. Dessa forma, percebeu-se que o desenvolvimento deste trabalho permitiu a desmistificação de preceitos, e o aprendizado científico de assuntos que permeiam a Microbiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Alexandre Bianchi, Universidade Federal de Uberlândia

Discente da Universidade Federal de Uberlândia, integrante do Programa de Educação Tutorial que desenvolve pesquisas nos pilares de pesquisa, ensino e extensão. Atualmente vinculada ao Programa de Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

BIANCHI, Renata Alexandre. Construção do saber: práticas para o ensino de microbiologia no ensino de ciências. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 25, p. 55–64, 2018. DOI: 10.12957/interag.2018.31272. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/31272. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA