A linguagem em condições diferenciadas: conhecendo e desvendando os seus distúrbios
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2010.2579Keywords:
Afasias, DEL, Surdez, Comprometimentos da LinguagemAbstract
Este relato busca apresentar as atividades realizadas pelos projetos de extensão que constituem o Programa Linguagem em Condições Diferenciadas (PLCD), que têm como foco a afasia, o DEL (Déficit Específico da Linguagem) e a surdez. Os projetos do PLCD lidam diretamente com distúrbios que podem afetar a compreensão e a produção da fala (ou no caso da surdez, mais especificamente sobre as dificuldades dessa população para o uso da língua portuguesa escrita). O objetivo dos projetos é fazer um trabalho de divulgação, fornecendo informação à população em geral sobre estes distúrbios que são pouco conhecidos, além de fornecer subsídios, por meio de testes psicolinguísticos, para aprimoramento das técnicas fonoaudiológicas utilizadas no tratamento dos pacientes com estes distúrbios. Como um programa que abriga projetos de extensão, o PLCD vem reforçar a importância do conhecimento destes distúrbios da linguagem por profissionais da saúde e da educação para encaminhamento de possíveis portadores para tratamento fonoaudiológico. O presente trabalho visa oferecer um panorama das ações do PLCD e seus respectivos projetos relacionados à tríade extensão, ensino e pesquisa e seu impacto em cada um desses campos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.