APA de Grumari: diagnóstico ambiental e alternativas para a sua conservação
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2010.2574Palavras-chave:
Educação Ambiental, Conservação, GrumariResumo
Área de Proteção Ambiental (APA) é uma unidade de conservação que tem por finalidade proteger e conservar a qualidade do meio ambiente e os sistemas naturais existentes. O presente trabalho foi desenvolvido na APA de Grumari, ecossistema de restinga localizado no Município do Rio de Janeiro, com a finalidade de identificar os impactos que a região vem sofrendo pela ação antrópica. A realização de transectos a partir de diferentes locais da praia de Grumari até o interior da restinga possibilitou a identificação de agressões ao ambiente como: a presença de resíduos sólidos, retirada de espécimes, áreas queimadas possivelmente relacionadas à presença de pontas de cigarros, sobras de carvão e restos de velas. Os poucos quiosques presentes na localidade possuem cestos coletores, porém não conseguem motivar os usuários a utilizá-los. Um conjunto de ações informativas aos visitantes, a participação da comunidade e das escolas, a fiscalização constante pelos órgãos públicos pertinentes são sugestões para a APA de Grumari. É importante que a relação Homem-Natureza seja cultivada através de práticas educacionais, tendo a Educação Ambiental como aliada na mudança de hábitos e atitudes, para que os espaços possam ser compartilhados por todos os segmentos da sociedade, de forma democrática, consciente e sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.