Desafios para a Valorização das Representações Sociais e da Linguagem dos Sujeitos nas Atividades de Educação em Saúde
Resumo
Este artigo visa iluminar as discussõesacerca da relevância das RepresentaçõesSociais e linguagem dos sujeitos, notocante às práticas educativas no campoda saúde. Estas discussões têm comosubstrato os resultados preliminaresdo projeto de extensão “Educação emSaúde em Doenças Crônicas: desvendandoo processo de saúde-doença”,implementado pela equipe de ServiçoSocial do Programa de Atenção à Saúdedo Adulto (PASA), e desenvolvido nosambulatórios do Hospital UniversitárioPedro Ernesto. Para a consecução dosobjetivos propostos, são desenvolvidasações em dois eixos distintos, porém,complementares: o eixo vinculado àextensão, ao ensino e à pesquisa, queoferta aos pós-graduandos e aos acadêmicos,uma proposta didático-pedagógicamaterializada em um amplo programade treinamento, que tem como umadas metas propiciar o acúmulo teóricopráticonecessário para a produção deconhecimentos inovadores no campoda linguagem, da cidadania e da saúde;e o eixo da assistência, que se centralizanos usuários, na experiência acercado processo saúde-doença por elesvivenciados, destacando-se aí o papelcentral da linguagem (para além de uminstrumento de comunicação) no desvelamentodas Representações Sociais queentremeiam este processo.
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