Educação Popular e Atenção à Saúde da Família: Reflexões a Partir de Uma Experiência em Extensão Popular
Resumo
Este artigo tem por objetivo sistematizaruma experiência de extensão populardesenvolvida há dez anos na UniversidadeFederal da Paraíba: o Projeto EducaçãoPopular e Atenção à Saúde da Família(PEPASF), que atua na ComunidadeMaria de Nazaré, em João Pessoa (PB).Para tanto, contextualizaremos historicamente,descreveremos a atual conjunturae apresentaremos as bases teóricas emetodológicas nas quais se sustenta oProjeto. Poderemos então refletir sobreos caminhos trilhados pelo Projeto e asperspectivas que essa experiência temacumulado no campo da saúde, atravésde mudanças no perfil da formação profissionale na relação da universidade coma população, propiciada por uma propostade extensão democrática, pautada naintegralidade e radicalmente articuladano desenvolvimento de ações pedagógicasde promoção da saúde, diante darealidade dos setores mais excluídos dasociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.