Contribuição do processo ensino-aprendizagem na qualificação de recursos humanos no cuidado da saúde bucal do idoso
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2016.25208Palavras-chave:
Saúde Bucal, Educação em Saúde, Odontogeriatria, EnsinoResumo
O projeto de extensão universitária “Sempre Sorrindo” vem sendo realizado há dezesseis anos, com ações na área da odontogeriatria em quatro instituições asilares do município de Araçatuba-São Paulo, visando a integralidade na atenção à saúde bucal do idoso e a capacitação dos alunos e profissionais envolvidos. Objetiva-se neste trabalho analisar e descrever a experiência do projeto e sua contribuição na formação profissional. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, realizado por meio de análise documental, referente às ações realizadas no referido projeto. Anualmente são realizados: qualificação e treinamento da equipe de graduandos e pós-graduandos; levantamento das condições de saúde bucal dos idosos; definição das necessidades de tratamento; capacitação de cuidadores e supervisão periódica da higienização bucal. Os resultados obtidos enfatizam a formação de vínculos com as instituições de idosos locais e estão relatados por categorias: Saúde bucal do idoso; Planejamento e organização do projeto; Ações estratégicas; Agência de Fomento; Compromisso com a formação profissional e Desenvolvimento de produtos. As atividades realizadas no projeto favorecem o estabelecimento da relação entre o ensino superior e a sociedade, imprescindível para a formação de profissionais comprometidos com a realidade social. Conclui-se que o projeto de extensão contribui no processo ensino-aprendizagem, alicerça a formação humana/profissional, tem extrema relevância social, por meio das ações voltadas para a atenção da saúde bucal do idoso e a qualificação de recursos humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.