A trajetória da extensão universitária no Instituto de Nutrição da UERJ no período de 1990 a 2014
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2016.25111Palavras-chave:
extensão universitária, UERJ, Instituto de Nutrição, análise documental.Resumo
A institucionalização da extensão universitária é uma realidade, mas pouco se conhece sobre seu desenvolvimento nas unidades acadêmicas. Este trabalho tem por objetivo apresentar a trajetória da extensão universitária no Instituto de Nutrição da UERJ (INU) no período de 1990-2014. Realizou-se estudo historiográfico, baseado em pesquisa bibliográfica e na análise dos documentos coletados em arquivos e registros institucionais da UERJ. Para a caracterização dos 73 projetos identificados, consideraram-se as categorias: equipe do projeto, área temática, palavras-chave, abrangência geográfica, parcerias, situação curricular. No período estudado, houve ampliação do corpo docente envolvido, da carga horária alocada em atividades extensionistas, do número de projetos vigentes a cada ano, de sua abrangência geográfica e do público por eles atingido. As áreas temáticas mais recorrentes foram saúde e educação, convergindo com os campos clássicos de atuação da Nutrição e com as vertentes tradicionais da extensão universitária. Destacaram-se os temas ligados ao cuidado em saúde, com ênfase em agravos em grupos populacionais específicos, à promoção da saúde e à educação/ formação. As parcerias mais frequentemente estabelecidas se deram internamente à UERJ, na área da saúde e com instituições públicas. Somente em uma minoria dos projetos observamos articulação com o currículo de graduação e, em parte deles, relação com pesquisa. A trajetória da extensão no INU nos mostra como desafios: avançar na inserção da extensão nos projetos pedagógicos do curso de graduação; traduzir, na prática, o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; e ampliar o escopo de parcerias com outros setores da universidade e entidades da sociedade civil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.