Extensão como Possibilidade Concreta de Integração com o Ensino e a Pesquisa em Saúde Coletiva: o Projeto MonitorAÇÃO UFF/ ANVISA
Resumo
Esse artigo apresenta diversas estratégiasde educação e informação no campo dasaúde coletiva, mais especificamente,em vigilância sanitária de medicamentos.Trata-se do relato das ações de “Alunomultiplicador”, do projeto de extensão“MonitorAÇÃO”, fruto de um convênioentre a Universidade Federal Fluminense(UFF) e a Agência Nacional de VigilânciaSanitária (ANVISA), realizado entre2004 e 2005, em Niterói/RJ. O trabalhodesenvolveu-se através de diversas estratégiaspedagógicas e de divulgação deinformações para estimular o debate e aconscientização sobre os temas afins aoProjeto MonitorAÇÃO como um todo, taiscomo o das “relações entre publicidade,consumo e saúde”, das “relações entresaúde, cultura e sociedade”, “o uso conscientee responsável de medicamentos”e “a influência da indústria farmacêuticasobre a qualidade da prescrição médica”.As ações realizadas promoveram a integraçãoentre extensão, ensino e pesquisa,mas também entre acadêmicos de diversoscursos da UFF. Através dos resultados dasações aqui discutidas, espera-se contribuirpara a elaboração e aperfeiçoamento deoutros projetos e ações de integraçãoensino–pesquisa–extensão no campo dasaúde coletiva que busquem uma formaçãomais crítica e reflexiva, baseada emprincípios éticos, com responsabilidadesocial e compromisso com a populaçãobrasileira.Downloads
Como Citar
SOARES, Jussara Calmon Reis de Souza. Extensão como Possibilidade Concreta de Integração com o Ensino e a Pesquisa em Saúde Coletiva: o Projeto MonitorAÇÃO UFF/ ANVISA. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, v. 2, n. 12, p. 93, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/21710. Acesso em: 11 dez. 2024.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.