Pátio de Compostagem na Moradia e Campus da UNICAMP: Exemplo de Integração Ciência/ Gestão Pública
Resumo
O conjunto de resíduos sólidos produzidospelas populações urbanas apresentaalto teor de matéria orgânica, normalmenteatingindo patamares superioresa 50%. Dessa forma, a saturação deaterros sanitários e suas consequênciasambientais podem ser minimizadaspela elaboração e execução de políticaspúblicas adequadas, através das quais acompostagem surge como alternativade tratamento dos resíduos orgânicos.Assim, o objetivo do presente trabalhofoi propor a incorporação dessa práticadentro das atividades de gestão de resíduosda moradia estudantil e do campusda UNICAMP. Para tal, estruturou-se umsistema de coleta de orgânicos e pátiosexperimentais de compostagem nos doisambientes universitários. Realizou-se,ainda, um diagnóstico nos diferentes setoresda comunidade interna do campus,com o intuito de apontar uma demandae a aceitação da criação de um sistemade compostagem na universidade. Oestudo realizado nesses dois ambientesrevelou que o desenvolvimento de umsistema de compostagem pode propiciarsoluções para enfrentar corretamente aquestão dos resíduos urbanos, implicandoa redução de gastos públicos, a proteçãoda saúde da população, além de fornecercomposto para diversas aplicações e trazerà comunidade elementos essenciaispara a construção da sua cidadania.Downloads
Como Citar
MAHMOUD, Aida Gamal Eldin; DUTRA, Bruno Ricardo Marques; HABIB, Mohamed; FAGUNDES, Giovanna Garcia. Pátio de Compostagem na Moradia e Campus da UNICAMP: Exemplo de Integração Ciência/ Gestão Pública. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, v. 2, n. 12, p. 77, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/interagir/article/view/21706. Acesso em: 24 jan. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.