A Implantação e Consolidação de um Cursinho Pré-Vestibular e Preparatório ao ENEM – Vivência e Cidadania de Acadêmicos da UNIFAL-MG em Poços de Caldas, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2016.19467Palavras-chave:
curso pré-vestibular, ENEM, apoio ao ingressoResumo
O acesso de estudantes oriundos de camadas populares e escolas públicas às universidades públicas brasileiras tem despertado preocupações dos governantes e de estudiosos do assunto. O acesso desigual dos grupos sociais ao ensino superior é resultado de fatores relativos à saída precoce do sistema educacional e o atraso escolar de jovens nesta faixa-etária. Neste contexto, criar mecanismos, como cursos pré-vestibulares para camadas carentes da população, que auxiliem o desempenho dos estudantes de escolas públicas em exames de seleção a cursos superiores, podem contribuir para reduzir essa desigualdade e valorizar aspectos de mérito e não assistenciais no acesso a cursos de graduação. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo e a experiência de implantação do cursinho pré- vestibular/ENEM para estudantes oriundos do ensino médio de escolas públicas de Poços de Caldas. O projeto tem proporcionado aos estudantes de escolas públicas maiores chances de ingresso em universidades públicas via preparação ao ENEM ou vestibulares tradicionais, também tem permitido uma maior integração do campus da UNIFAL-MG com escolas públicas do município. O curso pré-vestibular foi iniciado de forma intensiva no mês de setembro/2011 no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, atingindo 50 alunos. O projeto vem sendo implantado em etapas visando amadurecimento continuo e inserção dos graduandos-professores e integração com a comunidade local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.