Paratodos: Dança, Polifonia e Produção Partilhada do Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2016.19373Palavras-chave:
dança, diversidade, estudos da deficiência, saúde mentalResumo
Este texto relata a contribuição, ao projeto Paratodos - ensino, pesquisa e extensão em Dança e Saúde/UFRJ, de minha participação no programa de pós-doutorado no Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, ligado ao Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Intitulado “Pedagogia Griô sob uma Perspectiva Polifônica: diálogo entre corpos e redes”, o objetivo do projeto de pesquisa consistiu em “desenvolver uma metodologia em que ator/bailarino/estudante/participante de extensão seja estimulado a criar enquanto uma pessoa autônoma”. O diálogo com a teoria da Polifonia de Bahktin, a Pedagogia Griô de Pacheco, e o conceito de Produção Partilhada do Conhecimento de Bairon enriqueceram nossa abordagem, em que a não exclusão, o acolhimento da diversidade e a ação extensionista ocupam papéis centrais. A criação da Performance Leonídia, pela Trupe DiVersos, consiste num desdobramento artístico dessa experiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.