Extensão universitária e ensino de língua estrangeira: aproximações entre formação e formação continuada de docentes

Authors

  • Maria Del Carmen F. González Daher
  • Vero Lucia de Albuquerque Sant'Anna

Keywords:

extensao universitária, formação de docentes, formação continuada de docentes, espanhol como, língua estrangeira.

Abstract

Este artigo apresenta as, propostas do, projeto de extensão "O ensino fundamentale o espanhol como línguaestrangeira", no que se refere a ações: voltadas para o aluno de graduaçãoi em Letras, da habilitação em Português -Espanhol, e para a formação continuadade docentes de espanhol da rede l' pública do Rio de Janeiro, a partir deuma parceria UERJ/SME. O projeto visa' garantir ao alunó de graduação umainserção profissional diferenciada apartir de experiências que ampliem si-.tuações de aprendizagem e de reflexãoSobre a prática docente. No queI ' se refere ao professor da SME, vêm1 sendo desenvolvidas discussões sobrevisões de língua, ensino é aprendizagemque lhe permitam uma revisão desua própria prática pedagógica. Ambas; as ações baseiam-se em propostas teóricasque valorizam a promoção do .autoconhecimento, a construção deinterculturalidades e a desconstrução! de estereótipos. Os' caminhos para aconsecução desses objetivos têm como. eixo a articulação entre extensão-ensino-pesquisa.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

DAHER, Maria Del Carmen F. González; SANT’ANNA, Vero Lucia de Albuquerque. Extensão universitária e ensino de língua estrangeira: aproximações entre formação e formação continuada de docentes. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 3, p. 71, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18672. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA