Formação continuada e profissionalização da docência
Keywords:
formação continuada, formação em serviço de alfabetizadores, políticas de formação.Abstract
Este texto tem como objetivos situar,no campo da formação continuada deprofessores, suas principais abordagense concepções, focalizar algumas: de suas problemáticas e apontar, a 'partir do diálogo estabelecido com autorescomo António Nóvoa, VeraCandau e Sonia Kramer, encaminhamentospara sua transformação. De forma breve, busca ainda lançar um, olhar para as ações de formação em serviço voltadas para professores que -alfabetizam, já que esta tem sido uma; crescente demanda nos últimos anos.' Com a convicção de que pouco avançaremosna implementação de uma: política pública de formação continu-' ada de professores enquanto sua ênfaserecair apenas sobre a competênciapedagógica do professor, este artigopretende reforçar a idéia de quesua eficácia depende, também, do' compromisso estabelecido com questõesespecíficas da profissão, como investimentosna carreira profissional, nosprojetos e condições de trabalho nasl escolas e na subjetividade do sujeito; professor, respeitando e considerando.ssuuaa história de vida e profissional.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
ANDRADE, Maria Luiza de Souza; CORAIS, Maria Cristina. Formação continuada e profissionalização da docência. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 3, p. 27, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18668. Acesso em: 2 may. 2025.
Issue
Section
ARTIGOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.