Reflexões sobre a Construção Compartilhada do Conhecimento em Saúde na localidade do Alto Simão / Vila Isabel - RJ
Palavras-chave:
educação e saúde, enfermagem em saúde pública, construção compartilhada do conhecimento.Resumo
Busca-se, aqui, refletir o desenvolvimentode processos de construção compartilhadade conhecimento em práticas de educaçãoe saúde junto a determinado gruposocial local. Estas reflexões articulam-se àexperiência de extensão da Faculdade deEnfermagem da UERJ(Fenf) desenvolvidapelo projeto: "Aprendendo e ensinandocom o Alto Simão" , realizado desde 1997,na localidade do Alto Simão, em Vila Isabel(Ri). Neste projeto, a prática educativajunto a moradores é realizada a partir deprocessos participativos compartilhadosentre moraddres, alunos e professores.Tem-se como objetivo refletir quanto àpossibilidade de transformação das práticasde educação e saúde desenvolvidas, atravésde propostas de construção compartilhadade conhecimento em saúde. Os pressupostosdo trabalho são: planejamentoparticipativo, manutenção de um processopermanente de interação e interlocução ea necessária articulação entre senso comume ciência na construção de conhecimento.Nos baseamos na proposta da pedagogiacrítica e em uma abordagem construtivista.A metodologia inclui visitas domiciliares,debates, avaliação permanente e coletivadas atividades. Esta proposta tem viabilizadoa articulação entre ensino, pesquisa e extensão,a troca de experiências e saberesentre docentes, discentes e o grupo socialenvolvido, bem como a possibilidade deconstrução de um trabalho de educação esaúde não normatizador, ou apenas transmissorde informações.Downloads
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Como Citar
ACIOLI, Sonia; AZEVEDO, Débora Cristina V. de; PASCOAL, Renata; FERREIRA, Vivian de Sá; SILVA, Andrea de B. Pereira da. Reflexões sobre a Construção Compartilhada do Conhecimento em Saúde na localidade do Alto Simão / Vila Isabel - RJ. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 2, p. 17, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18651. Acesso em: 1 maio. 2025.
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ARTIGOS
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