Observação Participante para a Gestão Urbana na Grande Tijuco
Palavras-chave:
Observador Urbano, Grande Tijuca, Gestão urbana.Resumo
O Departamento de Geografia, emparceria com o IBASE (Instituto Brasileirode Análises Sociais e Significado Econômico), completa quatro anos deatuação na "Grande Tijuca" por intermédiodo projeto de extensão"Rede de Observadores Urbanos",cujo objetivo é estabelecer umaintegração das ações ambientaisconduzidas por diferentes atores sociais— Universidade, governo e associaçõesde moradores—, que se dá pelapermanente troca de suas experiênciase divulgação dos seus projetos eações, colocando a participação comouma estratégia para assegurar o maiorsucesso dessas ações e para construirum novo caminho para a gestãodo ambiente urbano.Até o momento, o projeto gerou resultados satisfatórios, tanto em relaçãoà participação mais efetiva dosatores sociais na discussão dos problemasambientais urbanos, comotambém no âmbito da Universidade,por meio de monografias em nível deGraduação e de Pós-Graduação. Tambémforam elaborados instrumentosque permitiram disseminar informaçõessobre os projetos e ações do governoe das associações de moradores,como o jornal informativo e ovídeo, ambos denominados: O observador urbano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SANTOS, Alexandre Antônio de Mello; RIBEIRO, Marta Foeppel; COSTA, Alexander Josef Sá Tobias da. Observação Participante para a Gestão Urbana na Grande Tijuco. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 1, p. 17, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18578. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.