Por que devemos nos preocupar com a saúde bucal de crianças hospitalizadas?
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2009.1817Palavras-chave:
Saúde bucal, Criança, HospitalizaçãoResumo
Crianças, quando transferidas para o ambiente hospitalar, estão sujeitas a uma série de fatores desfavoráveis à saúde bucal. O objetivo deste estudo foi identificar a contribuição do cirurgião-dentista na melhoria da higiene bucal de crianças hospitalizadas. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Bireme e Pubmed. Como resultados, pôde-se observar que a atenção da equipe médica está voltada para o tratamento das doenças sistêmicas que motivaram as crianças à hospitalização. As condições de higiene oral são negligenciadas, aumentando a suscetibilidade aos principais problemas orais, especialmente cárie e doença periodontal, que podem resultar em agravamento no quadro de saúde destes pacientes. Concluiu-se que é de extrema importância que medidas educativas e preventivas sejam implantadas no intuito de evitar o aparecimento de complicações orais. Essas envolvem ações esclarecedoras aos cuidadores e médicos sobre o potencial cariogênico e erosivo da medicação pediátrica, instruções à equipe de enfermagem quanto à higiene bucal e conscientização dos responsáveis a respeito da influência dos problemas orais na saúde geral, além da presença do dentista no hospital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.