A utilização do software MODELLUS no ensino da Física
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2009.1814Palavras-chave:
Modelagem, Ciências exatase Softwares educativosResumo
Os conteúdos de FÍSICA e MATEMÁTICA são considerados de difícil compreensão. Parte desta dificuldade é atribuída, principalmente, pelo fato dos alunos não apresentarem requisitos necessários no domínio da MATEMÁTICA. Para a minimização desta lacuna faz-se necessário a utilização, por parte do professor, de novas ferramentas, sobretudo as computacionais. O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição do uso do computador com o software Modellus e seu auxílio para o processo de ensino da FÍSICA. O estudo é centrado na prática docente dentro de uma abordagem qualitativa, através de experiências com alunos da rede pública de ensino. Tal experimento foi realizado durante a aplicação de um curso da MATEMÁTICA. Constatou-se que o uso de software educacional de simulação e modelagem pode ser utilizado como um recurso que apresenta grande viabilidade no processo de ensino aprendizagem, permitindo que os alunos analisem fenômenos físicos e desenvolvam conceitos matemáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.