Desmistificando a Física: uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Tatiana Menestrina Comiotto
  • José Francisco Custódio
  • Luiz Clement
  • José Fernando Fragalli
  • Ana Maria Chaves Gomes
  • Anezka Popovski Kolaceke
  • Liana Graciela Heinig
  • Elisa Segundo
  • Ana Carolina da Costa Horstmann
  • Kelaine Chaves Gomes

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2009.1808

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ensino Fundamental, Projeto de Extensão

Resumo

Neste relato apresentamos uma descrição e análise dos resultados obtidos mediante o desenvolvimento de um projeto de extensão, com o qual objetivamos principalmente: a) oportunizar às crianças do quarto ano do Ensino Fundamental um conhecimento científico mais aprofundado e relacionado ao seu cotidiano; e b) propiciar aos alunos do Curso de Licenciatura em Física maiores conhecimentos sobre a prática pedagógica em sala de aula. O projeto foi desenvolvido durante o ano de 2009, tendo como público-alvo uma turma de quarta série do Ensino Fundamental e promoveu uma clara integração entre extensão, ensino e pesquisa. A equipe participante e executora foi constituída por professores da universidade (CCT/UDESC), alunos do curso de Licenciatura em Física da UDESC e uma professora da escola de Ensino Fundamental. A produção do material didático foi feita de forma conjunta pelos participantes do projeto. Os resultados foram positivos, tendo em vista a evolução das crianças com relação à descrição e compreensão dos fenômenos estudados e a motivação para participar de eventos como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica e feiras de matemática. É destacável o fato de que o projeto motivou e fomentou a participação dos alunos em feiras de ciências, nas quais obtiveram premiações. Além disso, o projeto contribuiu no aprimoramento da formação inicial dos futuros professores de Física.

Downloads

Publicado

2009-12-02

Como Citar

COMIOTTO, Tatiana Menestrina et al. Desmistificando a Física: uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 14, 2009. DOI: 10.12957/interag.2009.1808. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/1808. Acesso em: 10 fev. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA