A formação de enfermeiros nos cenários da prática assistencial em saúde da mulher: uma experiência de articulação entre a academia e o serviço
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2009.1807Palavras-chave:
Saúde da mulher, Serviços de saúde, Educação em enfermagem, Cuidados de enfermagemResumo
O relato aborda as atividades de extensão do projeto Práticas educativas e formação profissional em enfermagem: Articulação ensino-serviço. O objetivo é descrever as experiências de extensão voltadas para a articulação entre a academia e o serviço durante a formação de enfermagem nos cenários de atenção à saúde da mulher. A metodologia constituiu um trabalho cooperativo e participativo para a integração docente e discente nas práticas assistenciais e educativas dos serviços e a colaboração dos enfermeiros preceptores na formação discente. Observou-se que as atividades de extensão favoreceram a relação docente-assistencial, a integração entre a unidade acadêmica e o serviço e a implementação de práticas de educação em saúde durante a formação. Concluiu-se que as atividades de extensão promovem o trabalho colaborativo entre a a universidade e os serviços de saúde que qualificam a formação de enfermeiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.