A formação de enfermeiros nos cenários da prática assistencial em saúde da mulher: uma experiência de articulação entre a academia e o serviço

Autores

  • Adriana Lenho de Figueiredo Pereira
  • Patrícia Lima Pereira Peres
  • Liana Viana Ribeiro
  • Erivan Silva de Lyra

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2009.1807

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Serviços de saúde, Educação em enfermagem, Cuidados de enfermagem

Resumo

O relato aborda as atividades de extensão do projeto Práticas educativas e formação profissional em enfermagem: Articulação ensino-serviço. O objetivo é descrever as experiências de extensão voltadas para a articulação entre a academia e o serviço durante a formação de enfermagem nos cenários de atenção à saúde da mulher. A metodologia constituiu um trabalho cooperativo e participativo para a integração docente e discente nas práticas assistenciais e educativas dos serviços e a colaboração dos enfermeiros preceptores na formação discente. Observou-se que as atividades de extensão favoreceram a relação docente-assistencial, a integração entre a unidade acadêmica e o serviço e a implementação de práticas de educação em saúde durante a formação. Concluiu-se que as atividades de extensão promovem o trabalho colaborativo entre a a universidade e os serviços de saúde que qualificam a formação de enfermeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-02

Como Citar

PEREIRA, Adriana Lenho de Figueiredo; PERES, Patrícia Lima Pereira; RIBEIRO, Liana Viana; DE LYRA, Erivan Silva. A formação de enfermeiros nos cenários da prática assistencial em saúde da mulher: uma experiência de articulação entre a academia e o serviço. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 14, 2009. DOI: 10.12957/interag.2009.1807. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/1807. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA