Identidade e ensino da cultura afro-descendente em escolas públicas na Zona da Mata Mineira
Keywords:
cultura popular, congadaAbstract
A partir do desenvolvimento de um projeto de extensão, discutimos a incorporação de elementos da cultura e identidade afro-descendentes, em especial dos congos, às práticas pedagógicas presentes no sistema público de educação. Para tanto, construímos uma metodologia diversificada: história oral com especial atenção às narrativas de história de vida; levantamento bibliográfico sobre Congado; implementação de oficinas temáticas (atividades lúdicas); e atividades culturais nas escolas com grupos de Congos. O projeto tem oportunizado o debate de temas como relações interétnicas, memória e cultura dos congos, proporcionando o preenchimento de algumas lacunas sobre a história da África, atingindo um dos nós na compreensão do processo de construção da identidade, da cultura e da memória dos afro-descendentes: o silêncio escolar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.