Identidade e ensino da cultura afro-descendente em escolas públicas na Zona da Mata Mineira

Authors

  • Milton Ramon Pires de Oliveira
  • Ângela Maria Garcia
  • Bruno Geraldo Alves

Keywords:

cultura popular, congada

Abstract

A partir do desenvolvimento de um projeto de extensão, discutimos a incorporação de elementos da cultura e identidade afro-descendentes, em especial dos congos, às práticas pedagógicas presentes no sistema público de educação. Para tanto, construímos uma metodologia diversificada: história oral com especial atenção às narrativas de história de vida; levantamento bibliográfico sobre Congado; implementação de oficinas temáticas (atividades lúdicas); e atividades culturais nas escolas com grupos de Congos. O projeto tem oportunizado o debate de temas como relações interétnicas, memória e cultura dos congos, proporcionando o preenchimento de algumas lacunas sobre a história da África, atingindo um dos nós na compreensão do processo de construção da identidade, da cultura e da memória dos afro-descendentes: o silêncio escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-06-06

How to Cite

OLIVEIRA, Milton Ramon Pires de; GARCIA, Ângela Maria; ALVES, Bruno Geraldo. Identidade e ensino da cultura afro-descendente em escolas públicas na Zona da Mata Mineira. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 13, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/1672. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS