Gestão e avaliação da extensão universitária: a construção de indicadores de qualidade
Keywords:
gestão, avaliação, extensão universitáriaAbstract
Este estudo discute os indicadores de avaliação da Extensão Universitária em instituições de Ensino Superior. Apoiou-se nas discussões sobre os processos de avaliação para fundamentar o fato de que não será qualquer indicador que estará adequado a todas as ações de Extensão e que ações vinculadas a projetos de Extensão diferenciados merecem indicadores também diferentes. Da mesma forma, não será qualquer indicador que poderá se enquadrar em qualquer processo de avaliação, havendo necessidade de uma definição clara e adequada sobre os objetivos da avaliação. Para tanto, torna-se necessário conceituar-se as ação de extensão, definindo o âmbito da Extensão no conjunto das ações e metas de uma instituição de Ensino Superior e as razões e finalidades dos processos de avaliação na construção das políticas universitárias. Descreveu-se a experiência da Universidade Federal de Minas Gerais na construção de indicadores de extensão, apontando e analisando os critérios e diretrizes que nortearam as discussões. Conclui-se que a discussão sobre os indicadores de extensão constitui-se numa pauta importante para que a área participe tanto da criação e implementação das políticas universitárias como da construção da matriz orçamentária das instituições universitárias públicas. A Extensão deverá construir indicadores auditáveis, mensuráveis e comparáveis, organizando um único banco de dados nacional, com critérios de excelência e confiabilidade.
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