Da experiência sensorial e da cognição: a produção da vida e da cultura nos modos de vida e trabalho de ceramistas fluminenses

Authors

  • Fátima T. Braga Branquinho
  • Giselle de Souza Maria
  • Jacqueline da Silva Santos
  • Lenira Maria Cavalcanti Teixeira

Keywords:

diversidade cultural, ceramistas fluminenses, relação homem-natureza

Abstract

Este artigo pretende descrever significados do fazer cerâmica, modos de vida e trabalho de ceramistas fluminenses a partir de seu próprio ponto de vista, com destaque para as relações que estabelecem com o ambiente e a natureza em seus ateliês. Alguns constituintes da rede sociotécnica da cerâmica fluminense foram identificados a partir de atividades de extensão articuladas à pesquisa ação. O resultado foi a elaboração de uma página na internet e a reunião de acervo de oficinas de educação ambiental assim como de imagens e peças para mostra de cerâmica. A atividade de extensão desenvolvida tem contribuído, de um lado, para a formação de pedagogos-pesquisadores e, de outro, para a organização de ceramistas em uma associação virtual que divulga seus trabalhos com possibilidade de geração de renda.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fátima T. Braga Branquinho

Coordenadora de Programas e Projetos de Extensão - SR3/UERJ

Published

2011-06-06

How to Cite

BRANQUINHO, Fátima T. Braga; MARIA, Giselle de Souza; SANTOS, Jacqueline da Silva; TEIXEIRA, Lenira Maria Cavalcanti. Da experiência sensorial e da cognição: a produção da vida e da cultura nos modos de vida e trabalho de ceramistas fluminenses. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 13, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/1667. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS