Da experiência sensorial e da cognição: a produção da vida e da cultura nos modos de vida e trabalho de ceramistas fluminenses

Autores

  • Fátima T. Braga Branquinho
  • Giselle de Souza Maria
  • Jacqueline da Silva Santos
  • Lenira Maria Cavalcanti Teixeira

Palavras-chave:

diversidade cultural, ceramistas fluminenses, relação homem-natureza

Resumo

Este artigo pretende descrever significados do fazer cerâmica, modos de vida e trabalho de ceramistas fluminenses a partir de seu próprio ponto de vista, com destaque para as relações que estabelecem com o ambiente e a natureza em seus ateliês. Alguns constituintes da rede sociotécnica da cerâmica fluminense foram identificados a partir de atividades de extensão articuladas à pesquisa ação. O resultado foi a elaboração de uma página na internet e a reunião de acervo de oficinas de educação ambiental assim como de imagens e peças para mostra de cerâmica. A atividade de extensão desenvolvida tem contribuído, de um lado, para a formação de pedagogos-pesquisadores e, de outro, para a organização de ceramistas em uma associação virtual que divulga seus trabalhos com possibilidade de geração de renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima T. Braga Branquinho

Coordenadora de Programas e Projetos de Extensão - SR3/UERJ

Downloads

Publicado

2011-06-06

Como Citar

BRANQUINHO, Fátima T. Braga; MARIA, Giselle de Souza; SANTOS, Jacqueline da Silva; TEIXEIRA, Lenira Maria Cavalcanti. Da experiência sensorial e da cognição: a produção da vida e da cultura nos modos de vida e trabalho de ceramistas fluminenses. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 13, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/1667. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS