Utilização didático-pedagógica da lousa digital interativa: capacitando professores do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2015.15861Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Lousa digital interativa, Capacitação de professores.Resumo
DOI: 10.12957/interag.2015.15861
O uso de tecnologias digitais nas escolas de ensino básico abre novas possibilidades de ensino-aprendizagem e pode contribuir na transformação do processo educativo. Ambientes de aprendizagem dinâmicos, interativos e compartilhados, viabilizados por tecnologias interativas permitem implementar práticas educativas inovadoras, contribuindo para a formação de jovens mais bem preparados para o mundo do trabalho e para a vida social. Neste artigo apresentamos o desenvolvimento de um projeto piloto- visando à capacitação de professores do ensino fundamental para o uso didático-pedagógico da lousa digital interativa. Por meio de práticas orientadas num ambiente de aprendizagem colaborativa foi possível capacitar professores de uma escola municipal de ensino do município de São João del-Rei/MG na utilização didático-pedagógica do equipamento. Além da capacitação dos professores, por meio deste projeto de extensão a escola também foi contemplada com uma lousa digital e dispositivos complementares para uso contínuo com seus alunos. Os resultados obtidos através da análise de satisfação e autoavaliação dos professores demonstram a adequação das oficinas propostas ao aprendizado dos participantes. Ao final do projeto, 35 professores foram capacitados no uso da lousa digital interativa, demonstrando o interesse por novas tecnologias para uso em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.