Aplicação dos conhecimentos básicos de Geologia de forma interdisciplinar nos ensinos fundamental e médio – RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2015.13995Palavras-chave:
Parceria universidade-escola, Geociências, Capacitação docente, Conceitos de Geologia.Resumo
DOI: 10.12957/interag.2015.13995
O presente trabalho relata as ações empregadas no desenvolvimento do projeto “Aplicação dos Conhecimentos Básicos de Geologia de Forma Interdisciplinar nos Ensinos Fundamental e Médio-RJ”, de 2010 a 2011, do programa Geologia e as Questões Ambientais na Universidade-Escola. Este oferece conhecimentos científicos simplificados de Educação Geológica e habilidades relativas ao tema transversal Meio Ambiente (PCN’S/MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ministério da Educação). O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea (DMPI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com participação de professores das escolas públicas. Objetivou oferecer enfoques e práticas do saber geológico, e apresentar materiais e metodologias de inserção da geologia nas disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio. O desenvolvimento se deu mediante orientação, capacitação metodológica em geologia e atualização da matéria para professores, com a oferta de materiais educativos produzidos para o projeto. Proporcionou também atividades didáticas extensivas aos estudantes. Especificamente, consistiu na disseminação expressiva de conhecimentos sobre o estudo das rochas e dos minerais. O projeto contemplou as Instituições públicas, mas também algumas escolas particulares, possibilitando-lhes a participação em minicursos; sendo assim, foram aprimoradas com as experiências obtidas. As ações basearam-se no oferecimento aos professores, de orientação e métodos quanto à aplicação e quanto à criação de formas de inserção da ciência geológica em suas disciplinas: Biologia, Ciências, Geografia, Química, Matemática, História e física, com atuação interdisciplinar. Dessa forma foram desenvolvidas várias atividades: palestras e minicursos, tanto nas escolas, quanto na UERJ, participação em feiras de ciências, confecção de materiais didáticos como kits de amostras de rochas e minerais, e estudos de campo, com elaboração de percursos geológicos urbanos, nos bairros do Arpoador e Urca, Rio de Janeiro e no município de Queimados, RJ.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.