Motivações para a produção do trabalho

Autores

  • Rosana Paulino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2025.92077

Palavras-chave:

mulher, escravidão, marcas, texto

Resumo

O objetivo deste trabalho é construir, através de trabalhos realizados na área de poéticas visuais uma reflexão que procura compreender como a mulher negra é vista na sociedade brasileira atual e o modo pelo qual as sombras lançadas pela escravidão sobre esta população se refletem nas negrodescendentes ainda hoje, criando e perpetuando locais simbólicos e sociais para este grupo. É ainda intenção do trabalho pensar sobre a forma de apresentação do texto que acompanha as obras produzidas e esclarecer os motivos da eleição por uma escrita “de artista” para o relato apresentado em conjunto com as imagens executadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Paulino, Universidade de São Paulo

Rosana Paulino (São Paulo, 1967) é uma artista visual, educadora e curadora brasileira, reconhecida por sua produção que aborda as questões sociais, anti-racistas e de gênero, com ênfase na posição da mulher negra na sociedade brasileira. Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e especialista em gravura pelo London Print Studio. Sua obra utiliza diversas linguagens, como escultura, instalação, gravura, fotografia e bordado, para explorar temas como a violência racial, a memória histórica e a identidade negra. Rosana Paulino se destaca como uma das principais artistas contemporâneas brasileiras, cuja obra contribui significativamente para a discussão sobre identidade, memória e resistência, oferecendo novas perspectivas sobre a história e a sociedade brasileiras.

Nota dos organizadores do Dossiê: o texto foi cordialmente cedido pela pesquisadora-artista doutora Rosana Paulino, a quem agradecemos profundamente. Trata-se de um gesto da nossa curadoria editorial, que visa exemplificar, de forma sólida, a necessidade de construir um arquivo corporal, que problematize criticamente a construção eurocêntrica da ciência social, das artes e das humanidades. O trabalho nasce no mundo acadêmico-artístico, criando um espaço de possibilidades epistemológicas muito robusto. Refere-se à sua tese de doutorado em Artes Visuais, defendida em 2011, na Universidade de São Paulo (USP), com o título: Imagens de Sombras. # Destacamos que Rosana nos alertou sobre a necessidade de revisitar o capítulo à luz dos novos contextos, conhecimentos e práticas adquiridos durante mais de 14 anos desde sua primeira publicação. Pela importância do seu conteúdo, reproduzimos o capítulo “Motivações para a produção do trabalho”, mas incentivamos a leitura do trabalho completo, especialmente para pesquisadoras/artistas que buscam uma metodologia fortemente ancorada na prática artística. A tese de doutorado pode ser baixada na plataforma digital de teses da USP: 

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-05072011-125442/publico/tese.pdf

 

Referências

ELIADE, Mircea (s/d). El vuelo mágico. Madrid: Ediciones Siruela.

PAULINO, Rosana (2011). Imagens e Sombras. Tese de Doutorado defendida na Universidade de São Paulo: São Paulo.

Downloads

Publicado

2025-07-10

Como Citar

PAULINO, Rosana. Motivações para a produção do trabalho. Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 13–23, 2025. DOI: 10.12957/intellectus.2025.92077. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/92077. Acesso em: 25 jul. 2025.