Walda Calvert: uma publicista da Universal Pictures no Brasil e sua contribuição para a imprensa e para a circulação do cinema estadunidense
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2025.87737Palavras-chave:
Imprensa Brasileira do século XX, Cinema e Gênero, Mediação CulturalResumo
Walda Calvert foi uma mulher que ocupou espaços predominantemente masculinos nas suas inteirezas, através de sua atuação profissional como intelectual no mercado editorial brasileiro e a sua inserção na recepção de um mundo cinematográfico. Walda Calvert foi redatora e mediadora da Universal Pictures no Brasil entre as décadas de 1940 e 1950 e, por meio do seu saber, permitiu que leitoras e leitores de revistas especializadas em cinema se conectassem com os filmes que a Universal Pictures pretendia enviar para o Brasil. Este trabalho se propõe discutir três tópicos que norteiam o nome e a atuação histórica de Walda Calvert, sendo eles: a circulação do cinema dos EUA no Brasil; a profissão da função publicista e a importância de uma mulher escrevendo para um público expressivamente feminino.
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