Walda Calvert: uma publicista da Universal Pictures no Brasil e sua contribuição para a imprensa e para a circulação do cinema estadunidense

Autores

  • Tatiana de Carvalho Castro Universidade Federal Fluminense UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2025.87737

Palavras-chave:

Imprensa Brasileira do século XX, Cinema e Gênero, Mediação Cultural

Resumo

Walda Calvert foi uma mulher que ocupou espaços predominantemente masculinos nas suas inteirezas, através de sua atuação profissional como intelectual no mercado editorial brasileiro e a sua inserção na recepção de um mundo cinematográfico. Walda Calvert foi redatora e mediadora da Universal Pictures no Brasil entre as décadas de 1940 e 1950 e, por meio do seu saber, permitiu que leitoras e leitores de revistas especializadas em cinema se conectassem com os filmes que a Universal Pictures pretendia enviar para o Brasil. Este trabalho se propõe discutir três tópicos que norteiam o nome e a atuação histórica de Walda Calvert, sendo eles: a circulação do cinema dos EUA no Brasil; a profissão da função publicista e a importância de uma mulher escrevendo para um público expressivamente feminino.

Biografia do Autor

Tatiana de Carvalho Castro, Universidade Federal Fluminense UFF

Doutoranda em História Social pela Universidade Federal Fluminense, Brasil

Referências

Fontes

A Scena Muda (1940). Rio de Janeiro, a. 20, n. 1011, 6 de ago., p. 14. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=084859&pasta=ano%20194&pesq=&pagfis=36072 Acesso em: 30 jul. 2024.

A Scena Muda (1940). Rio de Janeiro, a. 20, n. 1028, 3 de dez, p. 17. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=084859&pasta=ano%20194&pesq=&pagfis=36619 Acesso em: 30 jul. 2024.

A Cena Muda (1941). Rio de Janeiro, a. 21, n. 1083, 23 de dez, p. 26. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=084859&pasta=ano%20194&pesq=&pagfis=38988 Acesso em: 30 jul. 2024.

A Cena Muda (1945). Rio de Janeiro, n. 45, 6 de nov., p. 11. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=084859&pasta=ano%20194&pesq=&pagfis=40326 Acesso em: 30 jul. 2024.

A Cena Muda (1950). Rio de Janeiro, n. 40, 3 de out, p. 24. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=084859&pasta=ano%20194&pesq=&pagfis=53468 Acesso em: 30 jul. 2024.

A Cena Muda (1951). Rio de Janeiro, n. 21, 24 de mai., p. 10. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=084859&pasta=ano%20194&pesq=&pagfis=54650 Acesso em: 30 jul. 2024.

Cinearte (1940). Rio de Janeiro, a. 15 n. 529, 15 de out, p. 40. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=162531&pasta=ano%20193&pesq=&pagfis=23487 Acesso em: 20 ago. 2024.

Cinearte (1940). Rio de Janeiro, a. 15, n. 539, 15 de set, p. 13. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=162531&pasta=ano%20193&pesq=&pagfis=24000 Acesso em: 20 ago. 2024.

Cine-Mundial (1918). Nova Iorque. Tomo III, n. 3, mar, p. 114-115. Disponível em: https://archive.org/details/cinemundial03unse/page/114/mode/2up Acesso em: 05 jan. 2025.

Cine-Reporter (1946). São Paulo, a. 13, n. 547, 13 de jul., p. 2. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=085995&pasta=ano%20194&pesq=&pagfis=84 Acesso em: 20 ago. 2024.

Correio da Manhã (1929). Rio de Janeiro, a. 28, n. 10.535, 7 de mai., p. 6. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=089842_03&pasta=ano%20192&pesq=&pagfis=40052 Acesso em: 20 ago. 2024.

Correio da Manhã(1956). Rio de Janeiro, a. 56, n. 19506, 28 de out, p. 18. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=089842_06&pasta=ano%20195&pesq=&pagfis=68429 Acesso em: 20 ago. 2024.

Fon-Fon (1950). Rio de Janeiro, n. 2277, 2 de dez, p. 14. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=259063&pasta=ano%20195&pesq=&pagfis=133092 Acesso em: 20 ago. 2024..

Jornal das Moças (1958). Rio de Janeiro, n. 2227, 20 de fev., p. 10. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=111031_05&pasta=ano%20195&pesq=&pagfis=26780 Acesso em: 20 ago. 2024.

Manchete (1967). Rio de Janeiro, n. 815, 2 de dez, p. 77. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=004120&pasta=ano%20196&pesq=&pagfis=82138 Acesso em: 20 ago. 2024.

Palcos e Telas (1918). Rio de Janeiro, a. 2, n. 32, 21 de mar, p. 1. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=480703&pasta=ano%20191&pesq=&pagfis=261 Acesso em: 20 ago. 2024.

O Jornal (1950). Rio de Janeiro, a. 32, n. 9334, 28 de set, p. 9. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=110523_05&pasta=ano%20195&pesq=&pagfis=4069 Acesso em: 20 ago. 2024.

O Jornal (1950). Rio de Janeiro, a. 32, n. 9366, 5 de nov., p. 8. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=110523_05&pasta=ano%20195&pesq=&pagfis=4798 Acesso em: 20 ago. 2024.

Última Hora (1958). Rio de Janeiro, a. 8, n. 2324, 28 de jan., p. 20. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=386030&pasta=ano%20195&pesq=&pagfis=45204 Acesso em: 23 ago. 2024.

Última Hora (1961). Rio de Janeiro, a. 11, n. 3374, 22 de jun., p. 1. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=386030&pasta=ano%20195&pesq=&pagfis=69678 Acesso em: 23 ago. 2024.

Vida Domestica (1941). Rio de Janeiro, a. 21, n. 277, abr., p. 68. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=830305&pasta=ano%20194&pesq=&pagfis=32923 Acesso em: 23 ago. 2024.

Vida Domestica (1941). Rio de Janeiro, a. 21, n. 280, jul., p. 99. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=830305&pasta=ano%20194&pesq=&pagfis=33399 Acesso em: 23 ago. 2024.

Filmografia

KOSTER, Henry (1950). Harvey. Universal Pictures, 1h44m. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0042546/mediaviewer/rm1621431552/?ref_=tt_ov_i; Acesso em: 04 jul. 2024.

ROGELL, Albert S. (1941). The Black Cat. Universal Pictures, 1h10m. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0033397/?ref_=tt_mv_close Acesso em: 11 dez. 2024.

Referências Bibliográficas

BOURDIEU, Pierre (2007). A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva.

CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa (org.) (2004). O cinema e a invenção da vida moderna. Trad Regina Thompson, 2.ed.rev. São Paulo: Cosac Naify.

CHARTIER, Roger (1995). Diferenças entre os sexos e dominação simbólica (nota crítica). Cadernos Pagu, n. 4, p. 37-47. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/download/1761/1816 . Acesso em: 30 jul. 2024.

COOPER, Mark Garrett (2010). Universal Women: Filmmaking and Institucional Change in early Hollywood.University of Illinois Press: Urbana, Chicago, and Springfield.

DUARTE, Constância Lima (2019). Feminismo: uma história a ser contada. In:HOLLANDA, Heloisa Buarque (2019). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, pp. 25-47.

FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.) (1996). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV.

GOMES, Ângela de Castro; HANSEN, Patricia Santos (2016). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política.1.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

HOLANDA, Karla; TEDESCO, Marina Cavalcanti (org.) (2017). Feminino e plural: Mulheres no cinema brasileiro. Campinas: Papirus.

HOLLANDA, Heloisa Buarque (2019). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo.

KAPLAN, E. Ann (1995). A Mulher e o cinema: os dois lados da câmera. Rio de Janeiro: Rocco.

LUSVARGHI, Luiza; SILVA, Camila Vieira da (2019). Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018. São Paulo: Estação Liberdade.

MORIN, Edgar (1989). As estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio.

MORIN, Edgar (1997)Cultura de massas no século XX: neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

MULVEY, Laura (1983). Prazer Visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail (org.). A Experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilme, pp. 435-453.

PERROT, Michelle (1995). Escrever uma História das Mulheres: relato de uma experiência. Cadernos Pagu, n. 4. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/download/1733/1734 Acesso em: 30 jul. 2024.

RAGO, Margareth (1998). Epistemologia feminista, gênero e história. Masculino, feminino, plural.Florianópolis: Ed. Mulheres. Disponível em: http://www.historiacultural.mpbnet.com.br/artigos.genero/margareth/RAGO_Margareth-Epistemologia_Feminista.pdf Acesso em: 30 jul. 2024.

RODRIGUES, Mara Cristina de Matos. De Tibicuera a Floriano Cambará: as mediações de Erico Verissimo (1930 a 196). In: GOMES, Angela de Castro; HANSEN, Patrícia. (Orgs.) Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política.1.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, pp. 331-365.

SETTON, Maria da Graça Jacintho (2002). A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista brasileira de Educação, p. 60-70. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/mSxXfdBBqqhYyw4mmn5m8pw/?format=html&lang=pt Acesso em: 30 jul. 2024.

SILVA, Maria Larisse; FARIAS, Ana Elizabete Moreira de; CASTRO, Tatiana de Carvalho (2023). Pesquisa histórica em perspectiva: cultura, sociedade e política. Campina Grande: Amplla.

VENANCIO, Giselle; CASTRO, Tatiana de Carvalho (2023). Beleza, talento e liberdade restringida: as atrizes nos primórdios do cinema brasileiro. In: FACCHINETTI, Cristiana (org.). Mulheres no Brasil: como chegamos até aqui. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio Editorial, 2023, pp. 110-127.

Downloads

Publicado

2025-01-13

Como Citar

de Carvalho Castro, T. (2025). Walda Calvert: uma publicista da Universal Pictures no Brasil e sua contribuição para a imprensa e para a circulação do cinema estadunidense. Intellèctus, 24(1), 304–325. https://doi.org/10.12957/intellectus.2025.87737