Da intervenção divina à lógica empírica: a mudança no discurso jesuítico missionário entre os séculos XVII e XVIII
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2025.86701Palavras-chave:
Província Jesuítica do Paraguai, Missões jesuíticas, Ciência modernaResumo
Durante os séculos XVII e XVIII, a produção intelectual jesuítica refletiu uma significativa transição, passando de uma narrativa marcada por aparições e maravilhas naturais para uma abordagem fundamentada em uma objetividade científica emergente. Inicialmente, os costumes e as práticas nativas, bem como o pensamento indígena eram interpretados, nos relatos missionários, por meio de uma retórica teológica, e, geralmente, associados a atos de infidelidade. No entanto, com o avanço do pensamento científico, esses atos nativos passaram a ser vistos como manifestações de uma realidade distorcida que deveriam ser contra-argumentados pela lógica científica. Os jesuítas se empenharam em adaptar suas abordagens para alinhar-se às novas teorias científicas, incorporando referências modernas, mas sem abandonar os princípios dogmáticos da ordem. Este artigo pretende demonstrar que o trabalho missionário na Província Jesuítica do Paraguai pretendeu promover a conversão e a integração dos nativos à lógica cristã através de uma combinação de esforços catequéticos e científicos.
Referências
AGNOLIN, Adone (2015). Os apóstolos da civilização – Religião natural e revelação entre os missionários da América: As bases da História das Religiões no surgimento da comparação histórica e etnográfica. PLURA, Revista de Estudos de Religião, v. 6, n. 2, pp. 140-171. DOI: 10.18328/2179-0019/plura.v6n2, pp.140-171
ASHWORTH, William B. (2003). Christianity and the Mechanistic Universe. In: LINDBERG,David C.; NUMBERS,Ronald L. (Eds). When Science and Christianity meet. Chicago; Londres: The University of Chicago Press, pp. 61-84.
BERNAND, Carmen (2009). La marginación de Hispanoamérica por la Historia universal europea (siglos XVIII-XIX). Revista Co-herencia, v. 6, n. 11, pp. 107-122.
BORGATO, Maria Teresa (2006). Mathematical Research in Italian Universities in the Modern Era. In: FEINGOLD,Mordechai; NAVARRO BROTÓNS,Víctor (Eds.). Universities and Science in the EarlyModern Period. Dordrecht, Holanda: Springer, pp. 127-139.
CALAINHO, Daniela Buono (2005). Jesuítas e medicina no Brasil colonial. Tempo, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, pp. 61-75.
CAMPAGNE, Fabián (2002). Homo catholicus, homo superstitiosus. El discurso antisupersticioso en la España de los siglos XV a XVIII. Madrid-Buenos Aires: Miño y Dávila.
CAPONI, Gustavo (2011). Félix de Azara, crítico de Buffon. Boletim do MuseuParaense Emílio Goeldi. CiênciasHumanas, v. 6, n. 1, pp. 123-139.
CARUANA, Louis (2008). The Jesuits and the quiet side of the scientific revolution. In: WORCESTER,Thomas (Org.). The Cambridge Companion to the Jesuits, Cambridge: Cambridge University Press, 2008, pp. 243-260.
CERTEAU, Michel (2002 [1975]). A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
DEAR, Peter (1987). Jesuit Mathematical Science and the Reconstitution of Experience in the Early Seventeenth Century. Studies in the History and Philosophy of Science, v. 18, n. 2, pp. 133–175.
DESCOLA, Philippe (1996). Constructing natures: Symbolic ecology and social practice. In: DESCOLA,Philippe; PÁLSSON,Gísli (Orgs). Nature and Society: Anthropological perspectives. Londres: Routledge, pp. 82-102.
DOBBS, Betty Jo Teeter (2000). Newton as Final Cause and First Mover. In: OSLER,Margaret J. (Ed.). Rethinking the Scientific Revolution. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 25-39.
DOMINGUES, Beatriz Helena (2002). A Disputa Entre “Cientistas Jesuítas” e “Cientistas Iluministas” no Mundo Ibero-Americano. Numen: Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, v. 5, n. 2, pp. 129-154.
FELIPPE, Guilherme G.; PAZ, Carlos D. (2019). Interseção de subjetividades: a presença indígena na escrita afetada dos jesuítas. História da Historiografia, v. 12, n. 30, pp. 198-232.
FERNÁNDEZ, Patricio (1895 [1726]). Relación historial de las misiones de indios chiquitos que en el Paraguay tienen los padres de la compañía de Jesús.Madrid: Librería de Voctoriano Suárez, 2 volumes.
FLECK, Eliane Cristina Deckmann (2014). Entre a caridade e a ciência: a prática missionária e científica da Companhia de Jesus (América platina, séculos XVII e XVIII). São Leopoldo/ RS: Editora Oikos.
FLECK, Eliane Cristina Deckmann (2015). As artes de curar em um manuscrito jesuítico inédito do setecentos: o Paraguay Natural Ilustrado do padre José Sánchez Labrador (1771-1776). São Leopoldo: Oikos; Ed. Unisinos.
GUEVARA, Pedro (1836 [1764]). Historia del Paraguay, Río de la Plata y Tucumán, In: DE ANGELIS, Pedro (Ed.). Colección de Obras y Documentos Relativos a la Historia Antigua y Moderna de las Provincias del Río de la Plata. Buenos Aires: Imprenta del Estado, t. 2.
HENARE, Amiria; HOLBRAAD, Martin; WASTELL, Sari (2007). Introduction: thinking through things. In: Thinking Through Things: Theorising artefacts ethnographically. Nova York: Routledge, pp. 1-31.
HUFFINE, Kristin (2005). Raising Paraguay from Decline: Memory, Ethnography, and Natural History in the Eighteenth-Century Accounts of the Jesuit Fathers. In: MILLONES FIGUEROA,Luís; LEDEZMA,Domingo (Orgs.). El saber de los jesuitas, historias naturales y el Nuevo Mundo. Frankfurt;Vervuert; Madrid: Iberoamericana, pp. 279-302.
IMOLESE, María Elena (2017). Soluciones jesuitas en entornos misionales: la aplicación del probabilismo en la resolución de dudas en torno a los matrimonios en las reducciones de guaraníes. Historia y grafía, v. 25, n. 49, pp. 57-84.
JOLÍS, José, S. J. (1972 [1789]). Ensayo sobre la Historia Natural del Gran Chaco. Resistencia: UNNE/Facultad de Humanidades-Instituto de Historia.
JUSTO, María de la Soledad (2011). Paraguay y los debates jesuíticos sobre la inferioridad de la naturaleza americana. In: WILDE, Guillermo(ed.). Saberes de la conversión: jesuitas, indígenas e imperios coloniales en las fronteras de la cristiandad. Buenos Aires: SB, pp. 155-174.
KELTER, Irving A. (1995). The Refusal to Accommodate: Jesuit Exegetes and the Copernican System. Sixteenth Century Journal, v. 26, n. 2, pp. 273-283.
LAGE, Julian zur (2015). An Armchair Scholar’s World: Cornelius de Pauw and the Global Discourse of Historiography in the late Enlightenment. Global Histories, v. 1, n. 1, pp. 79–92.
LONDOÑO, Fernando Torres (2002). Escrevendo cartas. Jesuítas, escrita e missão no século XVI. Revista Brasileira de História, v. 22, n. 43, pp. 11-32.
LÓPEZ, Alejandro Martín (2009). La virgen, el Árbol y la Serpiente. Cielos e identidades en comunidades mocovíes del Chaco. 2009. 385 f. Tese (Doutorado em Antropologia). Facultad de Filosofia y Letras, UBA, Buenos Aires.
LÓPEZ, Alejandro Martín; ALTMAN, Agustina (2017). The Chaco Skies. A Socio-cultural History of Power Relations. Religion and Society: Advances in Research, v. 8, pp. 62–78.
LOZANO, Pedro, S. J. (1733). Descripción chorographica de Terreno Ríos, Arboles, y Animales de los dilatadísimas provincias del Gran Chaco, Gualamba, y de los Ritos y Costumbres de la innumerables naciones de barbaros e infieles que le habitan. Córdoba: Colegio de Asunción.
MILLONES FIGUEROA, Luís; LEDEZMA, Domingo (2005). Introduccion: los jesuitas y lo conocimiento de la naturaleza americana. In: El saber de los jesuitas, historias naturales y el Nuevo Mundo. Frankfurt: Vervuert; Madrid: Iberoamericana, pp. 9-26.
MIRANDA, Margarida (2009). SequendvsAristoteles. Da ciência e da natureza na RatioStvdiorvm (1599). Humanitas, v. 61, pp. 179-190.
MONTOYA, Antônio Ruiz de, S.J. (1985 [1639]). Conquista Espiritual Feita pelos Religiosos da Companhia de Jesus nas Províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape.Porto Alegre: Martins Livreiro.
NAVARRO BROTÓNS, Víctor (2006). Science and Enlightenment in Eighteenth-Century Spain: The Contribution of the Jesuits before and after the Expulsion. In: O’MALLEY,John W.; BAILEY, Gauvin Alexander; HARRIS, Steven J.; KENNEDY, T. Frank (Orgs.).The Jesuits II: Cultures, Sciences, and the Arts 1540–1773. Toronto: University of Toronto Press, pp. 390-404.
OSLER, Margaret J. (2000). The Canonical Imperative: Rethinking the Scientific Revolution. In: Rethinking the Scientific Revolution. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 3-24.
PARK, Katharine; DASTON, Lorraine (2006). “Introduction: The Age of the New”. In: The Cambridge History of Science. Volume 3: Early Modern Science. Nova York: Cambridge University Press, pp. 1-17.
PAUCKE, Florián, S. J. (2010 [1767]). Hacia Allá y Para Acá. Santa Fe: Ministerio de Innovación y Cultura de la Provincia de Santa Fe.
PRIETO, Andrés I. (2011). Missionary Scientists:Jesuit Science in Spanish South America, 1570-1810. Nashville: Vanderbilt University Press.
RABIN, Sheila J. (2014). Early Modern Jesuit Science. A Historiographical Essay. Journal of Jesuit Studies, v. 1, n. 1, pp. 88-104.
ROMERO, Pedro, S.J. (1969 [1633]). Carta Ânua das Missões do Paraná e do Uruguai, relativa ao ano de 1633. In: CORTESÃO, Jaime. Jesuítas e Bandeirantes no Tape (1615-1641). Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, v. III, pp. 33-95.
SÁNCHEZ LABRADOR, José, S. J. (1910 [1770]). El Paraguay Católico. Buenos Aires: Imprenta de Coni Hermanos, 2 tomos.
SÁNCHEZ VILLA, Mario César (2017). Monsters of an Awakened Reason. The influence of the Biblical account in the development of the scientific theories on the origin of man and its variations. Culture & History Digital Journal, v. 6, n. 1, pp. 1-12.
SCHLOESSER, Stephen (2014). Recent Works in Jesuit Philosophy: Vicissitudes of Rhetorical Accommodation. Journal of Jesuit Studies, v. 1, n. 1, pp. 105-126.
WADDELL, Mark A. (2015). Jesuit Science and the End of Nature’s Secrets. Burlington: Ashgate.
ZURBANO, Francisco Lupercio de (1984 [1637-1639]). Cartas Anuas de la provincia del Paraguay 1637-1639. Buenos Aires: FECIC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Guilherme Galhegos Felippe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional