Carnê de Baile: compassos, pausas e impermanências em Roberto Bolaño
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.84500Palavras-chave:
Roberto Bolaño, Carnê de Baile, música, literaturaResumo
Partindo de elementos da teoria musical, sobretudo do conceito de “duração”, este artigo analisa “Carne de baile”, conto de Roberto Bolaño que aborda, entre outros temas, sua militância fracassada durante o golpe militar no Chile e sua relação conflituosa com a obra de Pablo Neruda, visto por Bolaño como representante do establishment. A análise se apoia nas contribuições dos pesquisadores Antônio Xerxenesky e Michael Shapiro, do escritor Primo Levi, do filósofo Theodor Adorno, e da perspectiva poética de Gonçalo Tavares sobre o tempo na linguagem musical. Além disso, o artigo inclui comentários sobre a performance de longa duração Time Clock Piece, de Tehching Hsieh, taiwanês que viveu como imigrante ilegal nos EUA, para refletir sobre os impactos das escolhas criativas e dos objetivos estéticos sob a influência da passagem do tempo.
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A DANÇA da realidade (2013). Direção: Alejandro Jodorowski. Produção: Caméra One, Le Soleil Films. Filme, 133 min.
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