A fundação da ANPUH: o lugar político dos Historiadores acadêmicos na Reforma do Ensino Superior (1961 – 1965)
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.84323Palavras-chave:
ANPUH; , Reforma do Ensino Superior, HistoriadoresResumo
O artigo toma enquanto fontes os anais da ANPUH entre 1961 e 1965. O objetivo geral foi identificar as motivações que levaram à mobilização da comunidade historiadora através da fundação dessa associação. Parte-se da premissa de que o início da década de 1960 foi um período de grande agitação política para a intelectualidade, no qual, por meio da influência do nacional desenvolvimentismo, diferentes grupos de intelectuais engajaram-se na disputa política visionando modelos distintos de organização do campo dos estudos históricos e território universitário. Mediante a análise documental, trabalha-se com a tese de que a fundação da ANPUH é o desdobramento do lugar político assumido por historiadores acadêmicos no contexto de reforma do ensino superior e, por conseguinte, na correlação de forças que disputavam o sentido do desenvolvimento econômico e social do Brasil naquele período.
Referências
Fontes:
SIMPÓSIO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR, 1., 1961, Marília (1962). Anais do I Simpósio de Professores de História do Ensino Superior em 1961. São Paulo: FFCL-USP.
SIMPÓSIO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA, 2., 1962, Curitiba. Anais do II Simpósio dos Professores Universitários de História. Curitiba: Faculdade de Filosofia da Universidade do Paraná, 1963.
SIMPÓSIO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA, 3., 1965, Franca. Anais do III Simpósio dos Professores Universitários de História. São Paulo: FFCL-USP, 1967.
SIMPÓSIO NACIONAL DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA, 4., 1967, Porto Alegre. Anais do IV Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História. Colonização e migração. São Paulo: [FFCL]-USP, 1969.
SIMPÓSIO NACIONAL DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA, 5., 1969, Campinas. Anais do V Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História. Portos, rotas e comércio. São Paulo: FFLCH-USP, 1971, v. 2.
SIMPÓSIO NACIONAL DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA, 6., 1971, Goiânia. Anais do VI Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História. Trabalho livre e trabalho escravo. São Paulo: FFLCH-USP, 1973, v.3.
SIMPÓSIO NACIONAL DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA, 7., 1973, Belo Horizonte. Anais do VII Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História. A cidade e a História. São Paulo: [FFLCH-USP], 1974. v. 1.
SIMPÓSIO NACIONAL DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA, 8., 1975, Aracaju. Anais do VIII Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História. A propriedade rural. São Paulo: FFLCH-USP, 1976. v.3.
SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA, 9., 1977, Florianópolis. Anais do IX Simpósio Nacional da Associação dos Professores Universitários de História. O homem e a técnica. São Paulo: [ANPUH], 1979. v. 4.
Referências Bibliográficas
BIELSCHOWSKY, Ricardo (1988). Pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. Rio de Janeiro: Ipea/Inpes.
BOURDIEU, Pierre (2007). A distinção: crítica social do julgamento. 1. ed. São Paulo: EDUSP.
CANABRAVA, Alice Piffer (1981). A Associação Nacional de Professores Universitários de História. Revista Brasileira de História, Volume 01, n.01, p.1-11.
FALCON, Francisco José Calazans (2011). Memória e história: a fundação da Anpuh. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA–ANPUH, XXVI, p. 1-18.
FALCON, Francisco (2013). História e memória: origens e desenvolvimento do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 6, n. 11, p. 15-32.
FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org.) (2020). O Brasil Republicano: o tempo do regime autoritário. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
FERREIRA, Jorge (2005). O imaginário trabalhista. Getulismo, PTB e cultura política popular (1945-1964). Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 2005.
GEMINIANO, Wagner (2020). A Invenção da Historiografia Brasileira Profissional. Vitória: Milfontes.
MOTA, Carlos Guilherme (2014). Ideologia da Cultura Brasileira (1933-1974). 3. ed. São Paulo: Editora 34.
THEODORO, Janice (2009). Eurípedes Simões de Paula (1910-1977). Revista de história, n. 160, p. 17-50.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juan Michel Montezuma dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional