Os desafios e perspectivas da Sociologia nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.81552

Resumo

O presente trabalho aponta para alguns dos desafios enfrentados pelos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPS) na consolidação da Sociologia como área do conhecimento relevante, seja no âmbito universitário ou escolar. Para isso utilizaremos de algumas das poucas bibliografias sobre a temática, como também entrevistas com docentes e estudantes africanos. O pensamento decolonial inspira a produção do artigo, pois critica a perspectiva da modernidade do conhecimento atrelada unicamente ao pensamento eurocêntrico. A falta de investimento por parte do Estado, a precária estrutura, a dificuldade de cooperação acadêmica, a persistência de uma forte colonialidade na produção do conhecimento e entraves linguísticos dificultam ainda mais o processo. É importante buscar sinergia entre os países, a ética ubuntu, com trocas de experiência e cooperação internacional na luta pela disciplina.

Biografia do Autor

Rodrigo de Souza Pain, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado de Sociologia do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

 

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

de Souza Pain, R. (2024). Os desafios e perspectivas da Sociologia nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs). Intellèctus, 23(2), 357–375. https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.81552