Os desafios e perspectivas da Sociologia nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs)
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.81552Resumo
O presente trabalho aponta para alguns dos desafios enfrentados pelos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPS) na consolidação da Sociologia como área do conhecimento relevante, seja no âmbito universitário ou escolar. Para isso utilizaremos de algumas das poucas bibliografias sobre a temática, como também entrevistas com docentes e estudantes africanos. O pensamento decolonial inspira a produção do artigo, pois critica a perspectiva da modernidade do conhecimento atrelada unicamente ao pensamento eurocêntrico. A falta de investimento por parte do Estado, a precária estrutura, a dificuldade de cooperação acadêmica, a persistência de uma forte colonialidade na produção do conhecimento e entraves linguísticos dificultam ainda mais o processo. É importante buscar sinergia entre os países, a ética ubuntu, com trocas de experiência e cooperação internacional na luta pela disciplina.
Referências
Referências bibliográficas
ABREU, Cesaltina Cadete Basto de (2006). Sociedade civil em Angola: da realidade à utopia. Tese de Doutorado. IUPERJ, Rio de Janeiro, UCAM.
ARNALDO, António (2023). Entrevista concedida a Rodrigo de Souza Pain, Luanda, 20 de junho de 2023.
CABRAL, Amílcar (1975). “O papel da cultura na luta pela independência”. In Nacionalismo e cultura. Santiago de Compostela: Laiovento. p.123-146.
CARDOSO, Carlos (2017). “Desenclavar as Ciências Sociais na África lusófona: iniciativa especial do CODESRIA”. Revista de Antropologia. São Paulo. Universidade de São Paulo, v.60, n.3.
CÉSAIRE, Aimé (2020). Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta.
CONNELL, Raewyn (2012). A iminente revolução na teoria social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.27, n.80, out. São Paulo. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/ZZZqDf3h5FwNbfCMQ66jPqF/ Acesso em 10 dez. 2023.
COSTA, Luís Manuel (1997). A Sociologia em Angola: posições e proposições. Ngola - Revista de Estudos Sociais, Luanda v.1, n.1.
DIOP, Cheikh Anta (1981). Civilisation ou Barbarie, Paris: Présence Africaine.
Diouf, Mamadou e Diagne, Souleymane Bachir (2016). Les sciences Sociales au Sénégal: Mise à l'épreuve et nouvelles perspectives. Editora Codesria.
FREIRE, Paulo (1978). Cartas à Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
HOOKS, Bell (2019). Ensinando a transgredir. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes.
HOLL, A (2020). A pesquisa em Ciências Sociais e Humanas na/sobre África: buscando por alternativas. São Carlos. Contemporânea. UFSCar, v.10, n.3. Disponível em: https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/1016/pdf . Acesso em: 23 jan 2024.
HOUNTONDJI, PaulinJidenu (2008). Knowledge of Africa, Knowledge by Africans: Two Perspectives on African Studies. RCCS Annual Review.
KAJIBANGA, Víctor (2009). Sociologia em Angola: paradigmas clássicos e tendências actuais. Revista Angolana de Sociologia, Luanda, n.4, dez.
LEPECS (Laboratório de Ensino Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais/UERJ)(2023). Seminário Internacional - Movimento Estudantil em Angola, Brasil e Moçambique. You Tube, 27 de outubro de 2023. Acesso em 08 de novembro de 2023.
LOPES, Diamantino Dias (2023). Entrevista concedida a Rodrigo de Souza Pain. Bissau, 02 de junho de 2023.
MANUEL, António (2022). Entrevista concedida a Rodrigo de Souza Pain, Luanda, 06 de dezembro de 2022.
MBEMBE, Achille (2018). Crítica da razão negra. Trad. Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições.
MENESES, Maria Paula (2016). As ciências sociais no contexto do Ensino Superior em Moçambique: dilemas e possibilidades de descolonização. Florianópolis. Perspectiva, v.34, n.2, maio/agosto. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n2p338/32762 . Acesso em 22 jan. 2024
MIGNOLO, Walter (2008). Desobediência epistêmica: a opção decolonial e o significado de identidades em política. Cadernos de Letras da UFF. Dossiê Literatura, língua e identidade, n. 34, p. 287-324.
MKANDAWIRE, Thandika (2015). Africa: Beyond Recovery, Sub-Saharan Publishers.
MORAIS, Felipe Calunga (2023). Para um funcionamento da sociedade sociológica angolana: rumo a promoção e desenvolvimento da ciência. PAIN, R. de S. (org.) Sociologia e Educação. Múltiplos olhares do Ensino no Brasil e em Angola. Boa Vista. Editora Ioles. Disponível em: https://editora.ioles.com.br/index.php/iole/catalog/view/174/327/534-2 . Acesso em: 11 jan. 2024
MUDIMBE, Valentin Yves (1988). The invention of Africa: gnosis, philosophy and the order of knowledge. Bloomington: Indiana University Press, 1988.
NOGUERA, Renato (2012). Ubuntu como modo de existir: elementos gerais para uma ética afroperspectiva. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 3, n. 6, p. 147-150. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/358/331. Acesso em: 21 jan. 2024.
ORLET, Antonieta (2022). Entrevista concedida a Rodrigo de Souza Pain. Praia, 10 de dezembro de 2022.
OSSOME, Lyn (2015). Search for the state? Neoliberalism and the Labour Question for Pan-African Feminism. Feminist Africa, 20. p.6 – 22
PARLERMO, Zelma (2010). “La Universidad Latinoamericana en la encrucijada decolonial”. Revista de Estudos Críticos. Universidad Nacional del Comahue, n.1, ano, 1.
SANTOS, Boaventura de Sousa (2021). O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica.
SIGA, Fernando (2022). O ensino de sociologia nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e Brasil: livros didáticos e descolonização epistêmica. In: Bruno Gomes; Natalino Neves da Silva. (Org.). Guiné-Bissau: revolução anti-imperialista inacabada. 01ed.Alfenas Minas Gerais: Universidade Federal de Alfenas. v. 01, p. 183-190. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/wp-content/uploads/sites/125/2022/01/E-BOOK-GUINE-BISSAU-REVOLUCAO-ANTI-IMPERIALISTA-INACABADA.pdf Acesso: 15 jan. 2024.
SILVA, Teresa Cruz e (2018). Liberdade acadêmica e Ensino Superior em Moçambique. Revista Tensões Mundiais, UECE, Fortaleza. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/593/474 Acesso 19 dez. 2023.
SILVA, Teresa Cruz e (2011). Aquino de Bragança e as reflexões e respostas sobre a produção do conhecimento e as ciências sociais em África: Moçambique, lições aprendidas, lições esquecidas?” In: SILVA, C. & S. Como fazer ciências sociais e humanas em África: questões epistemológicas, metodológicas, teóricas e políticas. Dakar: CODESRIA, 2011. p. 145-155. (Textos do Colóquio em homenagem a Aquino de Bragança).
THIONG’O, Ngugi. Wa. (1986). Decolonizing the Mind: The Politics of Language in African Literature. London: Heinemann.
VASCONCELOS, Francisco Antonio de (2017). Filosofia Ubuntu. Logeion: Filosofia da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.100-112.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodrigo de Souza Pain

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional