Estado e desenvolvimento no Brasil: um estudo de caso sobre engenheiros e economistas (1956-1961)
Resumo
O trabalho discute a formação e a atuação das burocracias técnicas no Estado brasileiro,no século XX, tendo como ponto de partida o debate em torno do projeto do Conselhodo Desenvolvimento da presidência da República, no governo de Juscelino Kubitschek(1956-1961). Focaliza-se especialmente a trajetória política e a produção intelectual doengenheiro mineiro Lucas Lopes, secretário-geral do mesmo Conselho e presidente doBanco Nacional do Desenvolvimento Econômico (1956-1958) e um dos principaisresponsáveis pelo Programa de Metas, a partir da análise de um conjunto de estudos,relatórios e projetos realizados sob sua coordenação, bem como de entrevistas deHistória Oral.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CORRÊA, Maria Letícia. Estado e desenvolvimento no Brasil: um estudo de caso sobre engenheiros e economistas (1956-1961). Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/27626. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional