A espada pela pena: o discurso anticlerical de Dario Vellozo (1890-1905)
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2017.24733Palavras-chave:
Anticlericais, História, CiênciaResumo
Este texto possui como tema central de discussão analisar algumas estratégias discursivas de Dario Vellozo, importante intelectual no cenário cultural curitibano, dentro do debate travado entre anticlericais e clérigos ocorrido no Paraná no final do século XIX e início do século XX. Nesse sentido, Vellozo, que foi o principal líder do grupo anticlerical, utilizou a história, a ciência e diversos autores para legitimar seus ideais e desqualificar as propostas do grupo clerical. Utilizamos as discussões proposta pela história intelectual, levando em conta elementos textuais e contextuais dos textos analisados. Utilizamos como fontes alguns livros de Vellozo, bem como artigos escritos por ele em revistas entre os anos de 1890 a 1905, período em que o embate entre clericais e anticlericais foi mais intenso. Esperamos que essa pesquisa possa contribuir para o entendimento mais profundo da sociedade curitibana no período, bem como do movimento anticlerical ocorrido no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Intellèctus pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma LicençaCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), após o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Nesse caso, deverão ser fornecidos o crédito apropriado e um link do repositório original.
A Revista Intellètus está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.