João de Barros: A energia brasileira e as imagens de Portugal-Brasil na Primeira República
Palavras-chave:
João de Barros, Imagens e Relações Luso-BrasileirasResumo
O presente texto constitui-se como parte da nossa tese de doutorado em História, a qual buscou recuperar o percurso do reconhecido escritor-cidadão, poeta, pedagogo, publicista e republicano português João de Barros (1881-1960), enquanto protagonista da campanha pela aproximação cultural luso-brasileira, nos anos de 1912 a 1922. Neste artigo, procuramos abordar as impressões do poeta sobre o Brasil, após a sua primeira estadia no país. Nesse cenário, as primeiras imagens acerca da educação brasileira, das reformas urbanas promovidas no Rio de Janeiro, do contato com os intelectuais, principalmente João do Rio, emergem em A Energia Brasileira (1913), obra inaugural da campanha. Sendo assim, a problematização centrou-se nos principais temas abordados por Barros nesta obra, que retrata um estado de enamoramento do autor pela chamada energia brasileira, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo e as suas gentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Intellèctus pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma LicençaCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), após o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Nesse caso, deverão ser fornecidos o crédito apropriado e um link do repositório original.
A Revista Intellètus está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.